Religios Do Mundo Em Busca Dos Pontos Comuns 09jun11

3551 palavras 15 páginas
FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DO PARANÁ

RELIGIÕES DO MUNDO: EM BUSCA DOS PONTOS COMUNS

CURITIBA
2015
FACULDADE TEOLOGICA BATISTA DO PARANÁ

Programa de Bacharelado em Teologia

Resenha do livro RELIGIÕES DO MUNDO: EM BUSCA DOS PONTOS COMUNS de Hans Küng

Por:

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial da disciplina Análise de Textos Religiosos VI programa de Bacharelado da Faculdade Teológica Batista do Paraná.

Professor

CURITIBA
2015
1 RELIGIÕES TRIBAIS

Hans Kung da inicio a seu trabalho fazendo uma abordagem sobre a existência de resquícios da cultura primitiva no interior da Austrália, país que por durante tanto tempo foi uma colônia britânica. Estes resquícios são expressos nas artes, sendo a mais antiga forma de manifestação artística conhecida até hoje, também nas danças e, sobretudo na expressão religiosa.
Os aborígenes mantêm um profundo respeito pelas forças da natureza, prestando cultos e sacrifícios aos deuses. Os mitos e a tradição oral passado de geração a geração levam estes a nutrirem uma forte devoção pelas forças sobrenaturais vindas da natureza. Hoje, existem na Austrália cerca de 230 mil aborígenes, alguns em reservas, mas a grande maioria ocupa as cidades, o que faz com que exista um choque de culturas entre dois povos em um mesmo território.
A história dos aborígenes é contada de inúmeras formas pelos diversos descobridores, exploradores, missionários e outros aventureiros que tiveram um primeiro contato com este povo e nos passaram as informações que antes não nos eram conhecidas. Um pirata do século XVII descreve esses homens “como os mais miseráveis do mundo, sem vestuários em sem casa”, talvez pelos diversos relatos sejamos levados a pensar que somos diferentes pela nossa superioridade, mas para eles nosso conhecimento e aparato tecnológico não passam de coisas que afetam o convívio com a natureza e os ciclos naturais.
Entre esses

Relacionados