Religiao1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO 2 - EXERCÍCIO AVALIATIVO
UNIDADE LIVRO TEXTO: CAP. 1, 2, 3, 4, 5, e 6

Prezado(a) Aluno(a):

A partir desta, dia 25 de agosto, estará postada, sob o ícone avaliação, o segundo Exercício Avaliativo , que faz parte da nota da G1, valendo 4.0 pontos. Ele deverá ser enviado por você através do ícone avaliação até o dia 25 de setembro (25/09), antes da meia-noite. Todas as questões têmo mesmo valor (0,20). Para que você consiga realizar a tarefa sem problemas, sugerimos que imprima estas questões da AVALIAÇÃO 2, que encontra-se na Biblioteca Virtual. Depois, pesquisando no material da NETAULA, vá preenchendo o exercício que você imprimiu. Somente quando tiver terminado o mesmo, sim, só então, clique no ícone AVALIAÇÃO e vá marcando as opções que julgou acertadas, uma após aoutra. Atenção, somente quando tiver terminado de preencher todas as 20 questões, sim, somente então, clique em enviar ao seu professor.
Abraço, Prof. Dr. Paulo Gerhard Pietzsch

PS: Não deixe para enviar as atividades na última hora. Podem ocorrer imprevistos.

01) Questão de escolha múltipla. O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É A RAZÃO PARA SE ESTUDAR NA UNIVERSIDADE UMA DISCIPLINA DE CULTURARELIGIOSA. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as alternativas que contêm uma afirmação VERDADEIRA.

a) ( ) O estudo das religiões permite ao acadêmico uma compreensão mais ampla dos fatos e atos ocorridos ao longo da história que comprovam a compreensão de pensadores, como Nietsche, Freud, para quem a religião não emprestou nenhuma contribuição aos povos , quer em seu surgimento eformação cultural, e, por isso, defendem a sua extinção por causa dos malefícios que ela pode trazer ao ser humano e à sociedade.
b) ( ) Conhecer a cultura religiosa tem também implicações no turismo e lazer. Viagens para a Índia, China, países islâmicos como Irã, Paquistão, Marrocos, vão confrontar o indivíduo com cultura e religiosidade diferentes. Pelo fato de terem um conhecimento maisabrangente do fenômeno religioso, estes acadêmicos poderão mais facilmente compreender estas culturas e respeitar os costumes e comportamentos que elas apresentam, ou seja, desenvolver a tolerância religiosa.
c) ( ) O estudo das religiões pode favorecer o desenvolvimento pessoal do indivíduo, pois as mesmas poderão auxiliar na reflexão de várias das perguntas existenciais do ser humano, como porexemplo: de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Respostas a tais perguntas fazem parte do repertório religioso da maior parte das religiões.
d) ( ) O desaparecimento do fenômeno religioso está fadado a acontecer ainda neste século, em função da visão materialista e racional do ser humano moderno. Portanto, conhecer e estudar a cultura religiosa mundial serve tão somente para compreendermos opassado, sendo inútil para a construção do futuro, que eliminará qualquer influência espiritual, ética ou religiosa de suas ações e decisões.
e) ( ) A partir de uma abordagem antropológica, histórica e sociológica, é possível afirmar que a dimensão religiosa/espiritual demonstra ser um fenômeno de caráter universal, estando presente nas diversas culturas, épocas e civilizações humanas. Portanto,estudar o fenômeno religioso significa não só olhar para uma importante dimensão humana como também para os grupos sociais que fazemos parte.

02. Questão de múltipla escolha. O ASSUNTO DA QUESTÃO É RELIGIÃO E SOCIEDADE CIVIL. Assinale as alternativas cujas afirmativas sejam VERDADEIRAS.

a) ( ) Em 1947 eclodiu a constante tensão que havia entre hinduístas e muçulmanos, gerando a separaçãoentre a Índia e o Paquistão. Esta é apenas uma prova das inúmeras implicações geopolíticas que as divergências religiosas provocam no planeta.
b) ( ) A religião, ao longo dos tempos, sempre favoreceu a igualdade social, étnica, racial e de gênero como demonstram o sistema de castas hindu, no qual não se faz acepção de pessoas, pelo contrário, todas possuem os mesmos direitos e privilégios...
tracking img