Religiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA SURDA
Dentre as diversas teorias existentes e conceitos sobre cultura, escolhemos os estudos culturais como o que melhor se identifica com a nossa temática. Essa escolha também se deve porque no Brasil, os dois grandes centros de estudo sobre surdez, o NUPPES (Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o GES (Grupo deEstudos Surdos) da Universidade Federal de Santa Catarina se baseiam nesse campo teórico em suas pesquisas.
Então, no campo dos Estudos Culturais, a cultura é uma ferramenta de transformação, de percepção, uma forma de ver diferente, não mais de homogeneidade, mais de vida social constitutiva de jeitos de ser, de fazer, de compreender e de explicar.
Agora que entendemos o que é cultura e qualcaminho teórico nos propomos estudar a pessoa surda, vamos então a cultura surda de fato.
Strobel (2008) diz que esses questionamentos ocorrem porque as pessoas não conhecem como é o mundo dos surdos e fazem suposições errôneas acerca das pessoas surdas. Lane (1992) explica que é comum as pessoas deduzirem que os surdos vivem isolados e que para se integrar é preciso adquirir a cultura ouvinte, istoé, para viver “normal” é preciso ouvir e falar. Também é muito comum as pessoas zombarem das pessoas surdas por serem diferentes. Há também o discurso social que veem os sujeitos surdos como incapazes e deficientes.
Cultura surda é, segundo Strobel (2008), o jeito do sujeito surdo entender o mundo e de modifica-lo a fim de torna-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais,que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
Strobel (2008) diz que são os artefatos culturais, que são as peculiaridades da cultura surda. Com base nele os principais artefatos da cultura surda são:
* Experiência Visual
O primeiro artefatoda cultura surda é a experiência visual, pois é através dela que os sujeitos surdos percebem o mundo de maneira diferente, a qual provoca as reflexões de suas subjetividades.
Perlin e Miranda (2003) dizem que, experiência visual significa a utilização da visão, em substituição total à audição, como meio de comunicação. Desta experiência visual surge a cultura surda representada pela língua desinais, pelo modo diferente de ser, de se expressar, de conhecer o mundo, de entrar nas artes, no conhecimento cientifico e acadêmico. A cultura surda comporta a língua de sinais, a necessidade do intérprete, de tecnologia de leitura.
* Linguístico
O linguístico é um artefato cultural também muito importante para o povo surdo, na verdade, ele divide a importância com o visual, pois a língua desinais é um aspecto fundamental da cultura surda. Inclui-se neste artefato também os gestos, denominados na academia como sinais emergentes ou sinais caseiros que correspondem aos gestos ou construções simbólicas inventadas no âmbito familiar.
A língua de sinais é muito importante para o sujeito surdo porque é através dela que ele obtêm informações e conhecimentos, e além disso, também é atravésdela que ele constrói a sua identidade e liga com o seu semelhante, o outro surdo.
A língua de sinais é transmitida nas comunidades surdas, e embora ter sofrido pressão para a sua extinção pelo oralismo, ela se manteve firme e contínuo a ser transmitida de geração a geração.
Outro artefato cultural linguístico interessante é a escrita de sinais. Essa é um sistema que é conhecido como SignWriting (SW) e foi um marco para todo surdo, pois antes da sua criação a língua de sinais era considerada uma língua ágrafa.
* Familiar
A noção de normalidade a anormalidade é posta em cheque neste artefato cultural, ele se expõe principalmente com o nascimento de bebes. Quando nasce uma criança surda numa família de pais surdo esse acontecimento geralmente é encarado com bastante alegria, pois...
tracking img