Religi O Eg Pcia

390 palavras 2 páginas
Religião Egípcia

No período pré-dinástico, como vimos anteriormente, o antigo Egito era dividido em dois, o baixo e o alto Egito. Em ambas as regiões os nomos, que eram pequenos povoados independentes, adoravam diversos deuses. Já com a unificação do Egito o número de deuses caiu bastante e alguns se tornaram deuses nacionais.
A religião desempenhava um papel muito importante no aspecto da vida egípcia. Tudo que rodeava os egípcios era associado a deuses, como água, céu, terra, vida e morte. Os deuses podiam ser retratados de diversas maneiras e às vezes tomavam formas humanas. Os mais populares tinham diversos e enormes templos de adoração. Já os deuses menos populares ou locais tinham suas adorações dentro dos lares com pequenos templos nos interiores das casas egípcias.

Supõe-se que a primeira forma de adoração dos egípcios tenha sido a animais, por acreditarem que os animais tinham dons mágicos (como voar de encontro ao céu e nadar em profundas águas). Os egípcios sempre foram politeístas (acreditavam em vários deuses) em todo o estágio de sua religião, com exceção do Faraó Akhenaton, que tentou impor o culto a um único Deus: Aton. Os egípcios adoravam deuses com a forma humana e deuses de corpo humano com a cabeça de um animal.
Representação de alguns Deuses com cabeças de animais.

Alguns animais eram considerados sagrados para os antigos egípcios, porque representavam alguma divindade. Os egípcios acreditavam que os espíritos dos deuses passavam para os animais, por isso tinham um respeito enorme por esses seres. Muitos animais eram mumificados e até hoje os arqueólogos encontram dezenas deles intactos.
Os sacerdotes eram quem praticava os cultos aos deuses nos diversos templos espalhados por todo o Egito. Em um caso bem famoso na história egípcia, os sacerdotes, segundo alguns estudiosos, foram responsáveis por ameaçar o poder do Faraó Akhenaton, que, diante disso, estabeleceu o culto a um único deus, ATON. Parece que essa época foi um período bem

Relacionados

  • As Origens Da Religi O Eg Pcia
    5323 palavras | 22 páginas
  • estetica historia da arte
    1077 palavras | 5 páginas
  • A Arte no Egito
    667 palavras | 3 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas