Religiões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
14. Pesquise sobre as religiões no Brasil e apresente um quadro apontando religiões e quantitativos no Brasil.
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões (cristã, islâmica, afro-brasileira, judaíca, etc). Por possuir um Estado Laico, o Brasil apresentaliberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja.
CATOLICISMO – Para a Igreja Católica, todos os que receberam o sacramento do batismo são católicos. Mas, conforme estimativa da própria igreja, cerca de 80% do total é de não praticantes e apenas 18% participam de grupos como o Movimento de Renovação Carismática e as Eclesiais de Base. Em todo o país a Igreja organiza-se em 264dioceses e 8.068 paróquias.
PROTESTANTISMO – Os protestantes, também chamados de evangélicos, são 12,6 milhões em 1991, de acordo com o IBGE, aproximadamente 9% da população brasileira. Em 1999, esse percentual é de 13%, conforme estimativa da arquidiocese de São Paulo. O estabelecimento dos primeiros protestantes no país relaciona-se com a vinda de calvinistas franceses (huguenotes) para o Riode Janeiro entre 1555 e 1560, em busca de liberdade religiosa. Esses grupos, no entanto, acabam expulsos pelos portugueses, e só a partir do século XIX o protestantismo começa a se instalar no país. Atualmente, divide-se em protestantes históricos, protestantes pentecostais tradicionais e protestantes neopentecostais.
JUDAÍSMO – Os primeiros judeus a chegar ao país no começo da colonização sãoos cristãos-novos, convertidos contra a vontade ao cristianismo para fugir da Inquisição. Em 1812, o primeiro grupo de sefaradim (judeus de procedência e ascendência ibérica) instala-se na Amazônia. A partir de 1850, judeus de várias procedências se fixam no país. A imigração de ashkenazim (judeus europeus de cultura iídiche) se verifica no início do século XX, principalmente no Rio Grande do Sul.Em 1910, a primeira sinagoga é fundada no Rio de Janeiro e a partir de 1933 começam a despontar os judeus alemães fugidos da perseguição promovida pelos nazistas. Em 1991 existem 86,4 mil judeus no país. A Federação Israelita de São Paulo estima que em 1999 esse número tenha alcançado os 110 mil. As maiores concentrações estão em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
ISLAMISMO – Oprimeiro grande contingente de muçulmanos que chega ao Brasil é formado por africanos trazidos como escravos. Em 1835 participam da Revolta dos Malês, na Bahia, uma rebelião contra a escravidão. Vencidos, os malês, dispersam-se. A primeira mesquita islâmica só é fundada em 1929 em São Paulo. A convergência de imigrantes árabes para a fronteira do estado do Paraná com o Paraguai faz com que aregião, especialmente Foz do Iguaçu, se transforme em um dos lugares de maior concentração de muçulmanos do país. Em 1999 há cerca de 1 milhão de seguidores do islamismo no Brasil.
NEOPENTECOSTAIS – São de origem norte-americana e chegam ao país na década de 70. Recebe grande influência da Teologia da Prosperidade, que prega a felicidade e o sucesso, inclusive material, como objetivo a ser perseguidosnesta vida. Possuem hábitos morais menos rígidos que os pentecostais tradicionais, combatem as religiões afro-brasileiras e enfatizam os rituais de exorcismo e cura. Igreja Universal do Reino de Deus – Fundada pelo bispo Edir Macedo em 1977, é a principal igreja neopentecostal brasileira e a que mais cresce no país. Uma de suas crenças é que o mundo está tomado por demônios e que é tarefa dospastores exorcizá-los. Em 1991 são 268 mil adeptos no Brasil, distribuídos basicamente pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Em 1999, a Igreja Universal calcula contar com 3,5 milhões de membros e com 3 mil templos em mais de 30 países.
PROTESTANTES HISTÓRICOS – Aparecem com a Reforma Protestante, no século XVI, e chegam ao Brasil no princípio do século XIX como imigrantes ou como...
tracking img