Religiões e seitas

Páginas: 9 (2034 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
Religiões e Seitas
Principais grupos religiosos
As principais religiões do mundo e tradições espirituais podem ser classificadas em um número menor de grupos maiores ou religiões mundiais. De acordo com uma pesquisa realizada em 2005 pela Encyclopædia Britannica, a maioria vasta de aderentes religiosos e espirituais seguindo o cristianismo (33.06% da população mundial), Islão (21%), Hinduísmo(13.33%), religião tradicional chinesa (6.27%) ou Budismo (5.87%). A irreligiosidade e os ateístas são 14.27% e 3.97% seguindo religiões étnicas indígenas.
Estas tradições espirituais podem ser também combinadas em grupos maiores, ou separadas em sub-denominações menores. O cristianismo, islão e judaísmo (e às vezes a Fé Bahá'í) podem ser unidos como religiões abraâmicas. O hinduísmo, budismo,sikhismo e jainismo são classificados como religiões indianas (ou dármicas). A religião tradicional chinesa, confucionismo, taoísmo e shinto são classificados como Religiões da Ásia oriental (ou Chinesas, ou Taóicas).
As dez maiores religiões, as que mais agregam adeptos no mundo, seus santuários mais importantes e algumas curiosidades
· Cristianismo - com seus 2.106.962.000 de adeptos, fica emprimeiro lugar da lista. Segundo Philip Wilkinson (Publifolha), O Cristianismo é a religião dos seguidores de · jesus Cristo. Os · Cristãos acreditam que Jesus é o Filho de Deus e o Messias cuja vinda fora prometida no Velho Testamento da Bíblia. Eles sustentam que a humanidade viveu em pecado desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus, e crêem que Jesus, através de sua vida, morte e ressurreição,trouxe a seus seguidores a redenção desse pecado original. Os cristãos acreditam num Deus único que existe sob três formas -Pai, Filho e Espírito Santo-, constituindo a Santíssima Trindade. Seguem os ensinamentos de Jesus, que enfatizava o amor e o perdão. Sua vida e seus ensinamentos juntamente com a história de sua morte e · ressurreição, são descritos nos livros iniciais do · Novo testamento dabíblia. Cerca de 300 anos depois da morte de · Jesus, o · cristianismo tornou-se religião oficial do · Império Romano. A fé se expandiu da Palestina para a Europa, o oeste da Ásia e o norte da África, e, através de pregação e ensinamento constantes, continuou a espalhar-se por todo o mundo desde então. Desde o Século 16, colonos europeus trouxeram a fé Cristã para as Américas, e no século 19houve uma grande expansão quando · missionários seguiram os colonizadores europeus em várias regiões da África e da Ásia. Atualmente há mais de 2 bilhões de cristãos em todas as partes do mundo. Eles pertencem sobretudo a três grupos -católicos, ortodoxos e · protestantes- que divergem quanto a doutrina e os rituais, mas compartilham as crenças básicas cristãs.
· Islão - com cerca de 1,5 bilhão a1,8 bilhão de adeptos segue em segundo lugar. Cidade de nascimento do profeta · Maomé (fundador do Islã): · Meca (local mais sagrado para os muçulmanos). Segundo o · Alcorão, todo fiel deve visitá-la pelo menos uma vez na vida (se tiver condições para isso). · [1]· [2]· [3]
· Hinduísmo - com seus 851.291.000 de adeptos vem um pouco atrás, em terceiro lugar. · Angkor Wat, no · Camboja, éconsiderado o maior complexo arquitetônico religioso do planeta com seus 2,1 km² de área, o equivalente a 300 campos de futebol.

· Religiões populares chinesas - com cerca de 402.065.000 de seguidores vem em quarto lugar. Nesta categoria estão várias crenças professadas principalmente na · China, reunidas como cultos ancestrais, ética · confucionista, · xamanismo e elementos · taoístas e ·budistas. Em Pequim, há o · Templo do Céu.
· Budismo - com cerca de 375.440.000 de praticantes vem em quinto lugar. O impressionante templo de · Borobudur fica no meio de uma floresta em Java, ilha da · Indonésia. A estrutura de 55 mil metros quadrados foi erguida em forma de pirâmide e possui 6 andares e 3 terraços circulares.
· Sikhismo - com seus 24.989.000 de participantes vem bem mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seitas e religiões
  • Religiões e seitas heréticas
  • EBD Seitas e religiões
  • SEITAS
  • Seitas
  • seitas
  • Seitas
  • Seitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!