Religiões protestantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Calvinismo
Da Alemanha, o protestantismo espalhou-se rapidamente para outros países com a ajuda de outros importantes reformadores, como João Calvino.
Calvino nasceu na França, na cidade de Noyon em 1509. Seu pai era advogado e administrador. Calvino mostrou interesse por assuntos religiosos, mas, para contentar seu pai, interrompeu os estudos de teologia e dedicou-se ao direito.
Mais tarderetomou o curso de teologia e, ao travar contato com as idéias de Lutero, converteu-se ao protestantismo e passou a divulga-lo. Por isso foi acusado de herege pelos católicos, deixou a França, e refugiou-se em Genebra, na Suíça.
Em Genebra, Calvino publicou Instituição da religião cristã, obra na qual expôs suas idéias. Uma delas era que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino, erampredestinadas por Deus a morrer para sempre ou ganhar a vida eterna.
Os calvinistas acreditavam que cada um dos predestinados à salvação vinha à Terra para realizar uma missão. O sucesso no trabalho e nos negócios era entendido como um indicativo de que a missão divina estava sendo cumprida. Assim, o sucesso profissional e financeiro passou a ser entendido também como um sinal de predestinação àvida eterna.
 O Anglicanismo
A Inglaterra também foi palco de uma crise da Igreja católica. Em 1527, o rei inglês Henrique VIII pediu ao papa Clemente VII autorização para se divorciar de sua esposa, a rainha Catarina de Aragão. O papa rejeitou o pedido, mas mesmo assim o rei se separou de sua mulher e, em 1533, casou-se com a dama da corte, Ana Bolena.
Por causa dessa desobediência, o papaClemente VII excomungou o monarca. Então, em 1534, Henrique VIII rompeu de vez com o papado: confiscou os bens da Igreja e fundou uma nova religião, o anglicanismo, cujo chefe é o próprio rei da Inglaterra. Durante o reinado de Elizabeth I, filha de Henrique VIII, o anglicanismo se consolidou como a religião oficial da Inglaterra.
O surgimento de novas religiões na Europa não aconteceu de formapacífica. Na França, por exemplo, os protestantes foram vítimas de intensa perseguição. Isso provocou guerras entre os seguidores das duas crenças. Em um dos confrontos mais graves, três mil huguenotes (protestantes franceses) foram assassinados por católicos na noite de 24 de agosto de 1572, conhecida como Noite de São Bartolomeu. Para escapar da perseguição, muitos protestantes deixaram seus paísesde origem e decidiram se estabelecer na América. Alguns deles rumaram para a América portuguesa, onde estabeleceram a França Antártica (atual Rio de Janeiro) e a França Equinocial (atual Maranhão)
A Reforma católica
Nem todas as reformas religiosas do século XVI resultaram na criação de novas igrejas. Certas reformas foram empreendidas para alterar ou reforçar valores da própria Igreja católica.Em 1540, o papa Paulo III autorizou as atividades da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa cujos membros, os jesuítas, tinham como principal missão converter ao cristianismo os habitantes da América, da Ásia e da África. Liderada por Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus desempenhou importante papel nos primeiros tempos da colonização portuguesa na América.
O papa Paulo III também convocou umgrupo de religiosos para rever e formalizar as doutrinas da Igreja. Esse grupo, reunido em 1545, ficou conhecido como  Concílio de Trento. Até 1563, com várias interrupções, o Concílio promoveu uma série de modificações na estrutura da Igreja católica. Entre outras reformas, estabeleceu a criação de seminários para a formação dos futuros sacerdotes, criou o catecismo (uma apresentação simbólicadas crenças católicas), fortaleceu a Inquisição, para combater as heresias, e instituiu o Index Proibitorum – uma lista de livros proibidos aos católicos que só foi oficialmente extinta em 1965.
Em 1547, enquanto os católicos estavam reunidos no Concílio de Trento, mas de cem pastores calvinistas se reuniram na Confissão de Westminster para também definirem suas crenças.
A Inquisição
A...
tracking img