Religião e temas tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 172 (42796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prefácio


A religião é um conjunto de crenças e práticas, frequentemente associadas a um poder sobrenatural que manda ou orienta a vida e a morte do Homem, ou um compromisso com ideias que dão coerência à vida de cada pessoa.
A religião, ao mesmo tempo que exalta o pensamento obsessivo e o culto secular, a angústia da morte e as raízes de um povo, desafia também a lógica e dá origem a erros.Nenhuma religião ou confissão é, por natureza, violenta ou não-violenta. A religião prega a perfeição ao homem imperfeito.
Devemos então concluir que todas as religiões são válidas e que não temos outra escolha senão a de sacralizar a violência ou laicizar o universo? Talvez devamos, de uma forma mais modesta, constatar as semelhanças e as diferenças entre diversas religiões antes de avaliar aextrema diversidade das suas múltiplas interpretações.













































Catolicismo

O Catolicismo é um nome religioso aplicado a dois ramos do cristianismo. Quando se fala de "católicos" ou de "catolicismo", pretende-se indicar os aderentes à Igreja Católica Romana. Estes têm mais de um bilião de aderentes.
A palavracatólico surge nos principais credos (definições de fé semelhantes a preces) cristãos (nomeadamente no credo dos apóstolos e no credo niceno).
Os cristãos da maior parte das igrejas afirmam a sua fé “numa única santa igreja católica e apostólica”. No entanto, a palavra católico é usada pelos crentes num sentido definitivo (isto é, universal) e não como o nome de um corpo religioso.
As suascaracterísticas distintivas são a aceitação da autoridade do Papa, o Biso de Roma, e a comunhão com ele, e aceitarem a sua autoridade em matéria de “fé” e “moral” e a sua afirmação de “total, supremo e universal poder sobre toda a igreja”.
No cristianismo ocidental, as principais fés a se considerarem católicas além da Igreja Católica Romana, são a Igreja Católica Antiga, a Velha Igreja Católica, a IgrejaCatólica Liberal, a Igreja Católica Carismática, a Associação Patriótica Católica Chinesa e alguns dos elementos anglicanos.
Estes grupos têm crenças e praticam rituais religiosos semelhantes aos dos Catolicismo Romano, mas diferem substancialmente destes no que diz respeito ao estatuto, poder e influencia do Bispo de Roma.
As varias igrejas da Ortodoxia de Leste e Ortodoxia Oriental pensam emsi próprias como igrejas católicas no sentido de serem a igreja “universal”.
As igrejas ortodoxas vêem geralmente os “católicos” latinos como cismáticos heréticos que saíram da “verdadeira igreja católica e apostólica”. Não estão em comunhão com o Papa e não reconhecem a sua reivindicação à chefia da igreja universal enquanto instituição terrena.
Existem também católicos de rito oriental cujaliturgia se assemelha à dos ortodoxos, e que também permitem a ordenação de homens casados, mas que reconhecem o Papa Romano como chefe da sua igreja.








[pic]



As correntes





Catolicismo Romano

A principal e maior denominação católica é a “igreja católica apostólica romana”. Tem esse nome porque todos os seus aderentes estão em comunhão com o Papa e a maior parte dasparóquias seguem o rito latino ou romano na prece, embora haja outros ritos.
O Papa, Bispo de Roma e Sucessor de S. Pedro, é o perpétuo e o visível princípio e fundamento da unidade da igreja. É o vigiário de Cristo, cabeça de colégio dos Bispos e Pastor de toda a igreja, sobre a qual, por instituição divina, tem poder, pleno, supremo, imediato e universal.
A igreja apostólica romana cresceu demaneira extraordinária após a convenção de Constantino, que concedeu a liberdade de culto aos cristãos através do Edito de Milão.
Acabando com a perseguição aos cristãos, Constantino incluiu modificações contundentes nas estruturas do império romano como a adopção da cruz no uniforme dos seus soldados, símbolo miraculoso visto por ele durante a quase perdida batalha com Mascontius, onde após...
tracking img