Relevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O RELEVO DE PERNAMBUCO
O RELEVO é o resultado da interação estabelecida entre processos internos e externos à crosta terrestre e das rochas.
Unidades de relevo em Pernambuco:
* PlanícieCosteira;
* Tabuleiros Costeiros;
* Colinas da Zona da Mata;
* Planalto da Borborema;
* Depressão Sertaneja;
* Planalto da Bacia do Jatobá;
* Maciços Residuais;
* Chapada doAraripe.

PLANÍCIE COSTEIRA
é uma área plana e baixa que acompanha, a orla marítima, penetrando para o interior do Estado através de alguns vales fluviais. Essa planície foi originada durante oQuaternário por processos de sedimentação marinha, em alguns trechos, e por deposição fluvial, em outros.

TABULEIROS COSTEIROS
São feições de relevo de topo plano que se desenvolvem em terrenossedimentares, surgem nas áreas ocupadas pelos sedimentos arenosos e argiloso - arenosos do Grupo Barreiras.

COLINAS DA ZONA DA MATA
Surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção Oriental de PE.Foram elaboradas por processos de erosão fluvial desencadeados sob condições climáticas úmidas. Os topos dessas colinas podem ser planos ou ligeiramente ondulados.

PLANALTO DA BORBOREMA
É umconjunto de maciços ou blocos falhados e dobrados que se estende desde o Estado de Alagoas até o Rio Grande do Norte, altitudes entre 500 a 800m. Em algumas áreas, como exemplo Garanhuns, são encontradosrestos de um antigo relevo, sobre a superfície aplanada da Borborema, com altitudes que superam 1000m. São chamadas superfície de cimeiras.

DEPRESSÃO SERTANEJA
Caracteriza-se por apresentar umatopografia, correspondendo a um amplo pedi plano, elaborado, por processos erosivos desencadeados durante épocas mais secas. Apresenta altitudes que variam entre 400 e 500m. Sobre a Depressão Sertanejasurgem relevos residuais que recebem as denominações de inselbergues e maciços residuais.

PLANALTO DA BACIA DO JATOBÁ
É um típico planalto sedimentar, com topo plano e encostas íngremes e...
tracking img