Relevo e hidrografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O relevo
A camada mais superficial da Terra, a crosta terrestre, apresenta uma superfície irregular, com muitas formas e altitudes diferentes.
Relevo é o nome dado as diferentes formas que existem na crosta terrestre.
* A Altitude
A altitude é a medida que nos permite conhecer a altura das diferentes formas do relevo da superfície terrestre. Para medirmos a altitude dedistintos pontos da superfície terrestre utilizamos o nível do mar como ponto de referência. O nível do mar está a 0 metro de altitude.
* As formas de relevo
As principais formas de relevo existentes na Terra são as montanhas, os planaltos, as planícies, as serras e as depressões.
Montanhas
São as formas de relevo de maior altitude que existem na superfície terrestre. Um conjunto de montanhasgeralmente forma as cadeias montanhosas ou as cordilheiras. Na América do Sul, a maior cordilheira em extensão é a dos Andes e, no mundo, a que apresenta maior altitude é a cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia. Existem também formas de relevos de altitude menos elevadas e de menor extensão que as montanhas, são as terras os morros e as colinas.
Planaltos
São áreas que se apresentambastante planas e suas bordas estão bem definidas e desgastadas pela ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos.
Planícies
São áreas, no geral, planas e de baixa altitude. As planícies se formaram a partir do acúmulo de sedimentos trazidos pelos ventos, mares, rios ou geleiras. As áreas de planície apresentam superfícies pouco acidentadas, sem grandes desníveis no terreno.Depressão
É uma área de baixa altitude que foi muito desgastada com o tempo. Ela pode ter sido formada também por afundamento ocorrido no terreno. As depressões podem ser absolutas ou relativas. Quando estão rebaixadas em relação aos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão situada entre a Serra do Mar e a Serra daMantiqueira, no estado de São Paulo. As áreas continentais que estão abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é o mar Morto, na Palestina.

* Os processos de formação do relevo
O relevo terrestre se forma devido aos movimentos no interior da Terra e aos processos que acontecem na superfície terrestre. Os processos internos que influenciam o relevo sãochamados de endógenos e os processos externos que acontecem na superfície da Terra são chamados de exógenos.
Os processos endógenos
Os processos endógenos são aqueles provocados pelas forças internas da Terra, com a movimentação das placas tectônicas, os abalos sísmicos e o vulcanismo. Eles resultam em movimentos na superfície da crosta terrestre, que podem formar montanhas, cordilheiras oudepressões.
Movimento das placas tectônicas
As placas tectônicas “ bóiam” sobre o manto , uma parte pastosa do interior da Terra. As placas estão em constante movimento, originando os falhamentos e os dobramentos.
Falhamentos
Os falhamentos são fraturas ou fissuras no relevo de uma área. As fraturas são rupturas separando dois blocos que estão lado a lado e podem apresentar espessurasdiferentes. Os falhamentos ocorrem devido aos movimentos internos na crosta terrestre
Dobramentos
Os dobramentos são curvaturas ou flexões que ocorrem na crosta terrestre. Eles resultam de movimentos internos da crosta terrestre. São responsáveis pela formação das principais cadeias das montanhas que existem na Terra.
Os abalos Sísmicos
Os abalos Sísmicos podem ser chamados de terremotos, quandoacontecem nos continentes, ou maremotos, quando ocorrem nas terras abaixo do mar. Os abalos sísmicos ocorrem devido aos movimentos no interior da crosta terrestre. Eles podem provocar mudanças nas formas da superfície terrestre.
O vulcanismo
Os vulcões são aberturas na superfície terrestre por onde sai o magma formado no interior do planeta. Quando o magma atinge uma temperatura muito elevada...
tracking img