Relevo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relevo no Brasil

1. Estruturas e as formas do Relevo Brasileiro.
O principal objetivo desse estudo é entender o que ocorreu com estruturas e formas de relevo. Duas eras definem a composição original do continente Sul-americano, o Mesozoico, o Cenozoico.
O que é Mesozoico? Período em que os continentes estavam agrupados era jurássico.
Cenozoico o que é? Era a qual omundo assumiu a forma que conhecemos, chamada era dos mamíferos.
A cordilheira dos Andes, conhecida como ajuntamento de formas rochosas antigas, já existiam na era Mesozoica, e é notável o sua composição com os relevos menores, pois os Andes tem 4000m de altura, quanto o restante tem 1000m, com relação ao nível do mar. Assim formando o que entendemos como sendo o continente Sul-americano.O que é o causador do relevo conhecido contemporâneo, há nosso tempo, isso faz com quem tenhamos grandes riquezas no solo, pois é estável, alteração do relevo são causadas essas ações: eólico, fluviais, e liquidas. Nosso solo é rico em depósito de substancias sedimentar, rochas, granizos, rochas nobres, e fontes fluviais, mineral, e em minério e ferro. Isso desde eras antigas, formadas atravésde séculos, onde sofrem continuas transformação de rochas. Isso no solo e subsolo!
Pois todas as rochas e estruturas que formam o relevo brasileiro é anteriores à atual configuração do continente sul-americano, que só teve formato depois do movimento que produz o relevo dos Andes e da abertura do Atlântico, que vem do Mesozoico.

2. As Áreas Cratônicas.
Uma antiga porção dacrosta do continente, de rochas marcadas pelo processo erosivo, que nada mais é do que o formato assumido pelo relevo, uma vasta área estrutural do nosso subsolo, por exemplo, dará forma a nossa superfície é diretamente proporcional, pois são vastos compartimentos que assim definem o Brasil: plataformas rochas marcadas pela erosão, cinturões de montanhas ou cadeias de montanhas que surgiram pelomovimento da crosta terrestre, e depósitos de sedimentos na superfície.

Essas plataformas de sedimentos de petrografia prevalecem rochas vulcânicas vinda do conjunto de terrenos da era primária, que encobriam e ainda até hoje a resquícios disso vindo de eras, que encobrem vastos territórios, até os dias de hoje.

Até hoje se encontra rochas no território sul-americano que penetram emcristais, e rochas magmáticas, como granitos, rocha antiga que sofre alteração no subsolo até hoje por exemplo. Na extremidade sul do Brasil, se encontra encoberta por extensa formação sedimentar isso no planalto e na chapada dos Parecis.

3. As áreas de Dobramentos Antigos.

As montanhas existentes no Brasil provêm da primeira era. Esses cinturões são o do Atlântico, o de Brasília e oParaguai-Araguaia. Encontram-se hoje muito desgastadas, pelos eventos de impactos naturais, e guardam aspecto serrano em grandes extensões. Estruturas formadas por rochas magmáticas que podem cobrir longas extensões ou estreitas, e sofre pressões de massas de ar, isto na borda das plataformas. Estas rochas foram por várias vezes influenciadas pelo movimento da crosta, tudo devido a pressões na plataforma.Fazendo alteração nos sedimentos já existente, através do calor e pressão, introduzindo matéria mineral dando origem as rochas, possível processo vulcânico. Três fases originaram estas rochas do Atlântico, o metamorfismo e intrusões alternados por longas fases erosivas. Que vai da parte oriental da região Nordeste até o sudeste do estado do Rio grande do Sul uma faixa de rochas antigas eestruturais composta de rochas transformadas e recristalizadas, exemplo: gnaisses, migmatitos, quartzitos, micaxistos, filitos e também granitos e os sienitos.
O cinturão de Brasília está situado do sul do estado de Tocantins até o sudeste de Minas Gerais. São em sua maioria de rochas formadas da ação de temperatura, pressão, gases e vapor d’água. Exemplo: carbonáticas de baixo metamorfismo,...
tracking img