Relevo cristalino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Relevo em Estrutura Cristalina
A estrutura cristalina incorpora a noção de “plataforma'' conceituada anteriormente, classificada em paraplataforma e ortoplataforma. A primeira constitui-se deembasamento menos consolidado que a última. As paraplataformas recobrem-se de sedimentos típicos de plataforma, de espessuras geralmente maiores que as verificadas sobre as ortoplataformas, além defreqüentemente menos maturos e extensos. As paraplataformas resultam de “aulacógenos”, que são grandes fossas tectônicas, como os rift valleys africanos, preenchidos de sedimentos que foram comprimidos porreativação das “ortoplataformas”.
As evidências morfológicas associadas às estruturas cristalinas não se restringem àquelas vinculadas ao processo genético das rochas ígneas, mas também àsmetassedimentares, submetidas aos efeitos tectônicos, sobretudo proterozóicos, aos quais deve-se incorporar manifestações de natureza ácida e ultrabásica.
As rochas cristalinas apresentam característicaspróprias, decorrentes de condições específicas quanto a estrutura e textura. Apesar de possuírem baixo grau de permeabilidade, apresentam rede pronunciada de fraturas e diáclases, e considerávelheterogeneidade de minerais, contribuindo para o processo de intemperização química. A impermeabilidade e os efeitos tectônicos contribuem para a caracterização de uma drenagem do tipo dendrítica. A rede dediáclases, muitas vezes ortogonal, acelera a decomposição esferoidal em ambientes úmidos, dando origem aos “matacões” e às morfologias convexas.
O mecanismo essencial de alteração das rochas nas regiõesintertropicais úmidas é a hidrólise, enquanto os elementos mais suscetíveis à climatização são os silicatos, que correspondem a mais de 70% dos minerais presentes na superfície terrestre. Maioresconsiderações sobre o processo de hidrólise serão feitas no capítulo seguinte.
A água pura ioniza apenas ligeiramente, mas reage com os silicatos, facilmente intemperizáveis. A reação implica...
tracking img