Relev ncia do intervalo de repouso entre as s ries objetivando hipertrofia muscular

1180 palavras 5 páginas
Introdução

Atualmente pode-se constatar que um dos motivos que mais tem levado as pessoas a procurarem uma academia de musculação é o aperfeiçoamento da estética corporal. Com isso, é possível constatar que muitas pessoas buscam um treinamento de musculação visando o ganho de massa muscular (hipertrofia muscular). Para este fim, é necessário que se dê atenção específica para os diversos fatores relacionados à intensidade do treinamento. Porém, muitos praticantes acabam tratando a musculação como um simples “puxar de ferros”, realizando treinamentos inadequados, o que pode vir a comprometer sua saúde e tornar cada vez mais difícil a obtenção de resultados positivos. (Hansen,2002).
A musculação é norteada por uma série de princípios e variáveis que influenciam de forma significativa e precisa em seus resultados finais, ou seja, na meta almejada, e um desses princípios seria o repouso entre às séries objetivando a hipertrofia muscular.
Essa variável é de extrema importância para o atingimento ou não da meta almejada, e também de grande significância na ocorrência de implicações importantes quanto à saúde do praticante.
É evidente a existência de muitas dúvidas relacionadas ao intervalo ideal entre as séries para que a hipertrofia muscular torne-se mais eficiente.
Sistemas energéticos
O Corpo humano dispõe de três vias metabólicas ou produtoras de energia, sendo que a predominância de uma ou outra depende da intensidade e duração da atividade (Brooks, 1998).
Sistema Anaeróbio Alático
Este é o sistema de energia imediata do corpo. Predomina em esforços explosivos, ou seja, movimentos que necessitam de rapidez e força. O sistema anaeróbio alático é caracterizado pelo ATP ( Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato). ). O ATP é a forma imediata disponível de energia necessária para a contração muscular e ação motora. É usado para todos os processos que requerem energia nas células do corpo. (Brooks, 1998). A creatina fosfato (CP) é uma molécula semelhante ao ATP, a

Relacionados