Releitura pedro alvares cabral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO EDUCATOR
RAYSSA CAVALCANTE ARRUDA

TRABALHO DE HISTÓRIA

São Luís
2012
RAYSSA CAVALCANTE ARRUDA

A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
(RELEITURA)

São Luís
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃOSegundo historiadores, chegavam ao Brasil em 22 de abril de 1500, 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. O caminho foi descoberto após tentativas frustradas de encontrar umanova rota para as Índias onde estava centralizado o comércio das especiarias. Portanto, tal “descobrimento” aconteceu durante o período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam ooceano em busca de novas terras.
As primeiras impressões sobre a terra brasileira foram descritas através de uma carta escrita pelo escrivão Pero Vaz de caminha. Nela, Pero Vaz de Caminha discorreacerca do descobrimento do território (na época denominado pelos portugueses de “Terra de Vera Cruz”). Datada de primeiro de março de 1500, relata minunciosamente ao Rei e amigo (ROSA, 1999), Dom ManuelI, a situação encontrada nas novas terras, bem como a presença de selvagens no novo território e seus respectivos costumes.
Mesmo depois da descoberta das terras brasileiras, Portugal continuavaempenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização no continente europeu. As especiarias comercializadas eram: cravo,pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto este comércio lucrativo era realizado, no Brasil era explorado por Portugal o extrativismo do pau-brasil. Toneladas davaliosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-sepela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por...
tracking img