relação terra papagalli e memorias póstumas de Bras cubas

1988 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DERPATAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS-DCHL

ANÁLISE DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E RELAÇÕES COM TERRA PAPAGALLI.

Trabalho apresentado à disciplina Literatura Brasileira I, ministrada pelo Prof. Anísio Assis Filho, para fins de apresentação e avaliação parcial da I unidade.

JEQUIÉ
Outubro de 2013 Esse texto tem como objetivo fazer uma breve análise, do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas escrito por Machado de Assis, no qual falaremos sucintamente de Machado e as suas contribuições para a literatura brasileira, e discutiremos acerca dos aspectos estruturais da obra, o contexto histórico em que foi produzida contrastando com o romance Terra Papagalli de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta em que os autores narram os fatos históricos com ficção e humor, pela ótica de um degredado português, o descobrimento do Brasil e as primeiras três décadas de sua colonização.
Memória Póstumas de Brás Cubas foi uma das mais importantes obras de Machado de Assis, que apesar de ser epilético, gago, mulato e pobre, era um dos mais ilustre e importante escritor da literatura brasileira se consagrando como jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Casou-se com Carolina Augusta Novais e era filho do operário José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis. Desde cedo apresentou um forte encanto por livros, se tornando um dos maiores jovens intelectuais do Brasil, na época, aos 16 anos, publica o seu primeiro trabalho literário, o poema: “Ela”, com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título: “Queda que as mulheres têm para os tolos”, publica seu primeiro livro de poesias em 1864, sob o título de: “Crisálidas”, atuou em

Relacionados

  • Sátira
    98755 palavras | 396 páginas