Relação filososfos e psicologia

612 palavras 3 páginas
RELAÇÃO FILOSOFOS E PSICOLOGIA

René Descartes influenciou a psicologia moderna, com a proposta de separação entre mente e corpo, que ate então, eram vistas como substancias únicas. Propôs essa separação, mas afirmava existir uma comunicação entre mente e corpo. Modificou o fato de que o corpo pode exercer sobre a mente um poder maior do que se imaginava, pois ate então se afirmava que a mente exigia mais poder sobre o corpo. De acordo com ele, pensar era a única função da mente, podendo ela abrigar a consciência e o pensamento, gerando assim o conhecimento. Acreditava que a subjetividade era essência da mente e a extensão, ou seja, ocupação de espaço a essência da matéria. A teoria da ação reflexa foi outra grande contribuição de Descartes para a psicologia, que é a precursora da psicologia comportamental do estimulo/resposta, que ocorre quando um objeto externo causa uma reação involuntária.
Immanuel Kant foi professor de filosofia, um autor muito preocupado com o pensamento humano e como sabemos a realidade. Disse que há um conhecimento a priori, entre a realidade das coisas e nossa mente. Considerado pelos historiadores da psicologia como de pouco valor e também como objeto de empecilho para a mesma, porque negava a possibilidade dela ser uma ciência. Baseado em Newton, Kant mantinha uma concepção moderna, onde a alma não poderia ser materializada. Seu ponto de vista tem mais a ver com antropologia pragmática, biologia e medicina. Kant desenvolveu um tipo de psicologia comportamental.
Kant afirmava que o conhecimento só é possível quando os objetos da experiências são dados no espaço e tempo. Onde espaço é a forma do sentido externo e o tempo do sentido interno. Espaço e tempo são atributos do sujeito e não do mundo, são propriedades subjetivas.
Indo mais a fundo em Kant pode-se perceber que seu papel na psicologia tem sido muito mais importante do que muitos autores tenham destacado. Para Kant a psicologia não pode ser uma disciplina que se

Relacionados

  • Gestat
    5878 palavras | 24 páginas
  • autor Kwame Anthony Appiah
    16952 palavras | 68 páginas