Relação entre o textos de Jacobe com as conferencias da ONU

551 palavras 3 páginas
RESUMO
Ao refletirmos sobre as praticas sociais, vemos que a nossa sociedade é marcada pela degradação do meio ambiente e conseqüentemente, o seu ecossistema. Toda via, é necessária uma excelente articulação desenvolvimentista a respeito do aspecto ambiental, que sabemos que não é uma tarefa fácil, pois não só diz respeito a um simples individuo,mas toda uma coletividade, “um conjunto de atores do universo educativo,potencializando um envolvimento com diversos sistemas de conhecimento (...)”.
Contudo, a maior parte da população brasileira vive em cidades, observa-se que há uma crescente degradação nos modos de vida dos cidadãos. Ao refletirmos a respeito de uma crise ambiental nos remetemos a um enorme desafio que é o de tentar mudar as formas costumeiras, quais sejam, agir, pensar em torno da “consciência” ambiental.
O conceito de Desenvolvimento sustentável, representa um importante avanço, pois seu surgimento veio para enfrentar a crise ecológica , tornar compatível a melhoria nos níveis e qualidade de vida e ainda por cima harmonizar os processos ambientais.Este, não se refere especificamente a um problema limitado de adequações ecológicas de um processo social,mas a uma estratégia ou um modelo múltiplo para a sociedade,que deve levar em conta tanto à viabilidade econômica,como a ecológica. No sentido Lato, a noção de desenvolvimento sustentável reporta-se a necessária redefinição das relações entre o ser humano e a natureza. O grande desafio em questão é formular uma educação ambiental que seja critica em níveis formais e não formais, através de propostas pedagógicas, centradas na conscientização, mudanças de comportamento desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos. Na verdade, deveria ser acima de tudo um ato político, voltado para a transformação social. A presença dos órgãos governamentais como articuladores ainda é muito restrito. O maior salto de qualidade tem sido pelas ONGs e organizações comunitárias, que

Relacionados

  • Arte
    121208 palavras | 485 páginas