RELAÇÃO ENTRE ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA E PROPAGANDAS DE ALIMENTOS VEICULADAS EM CANAIS TELEVISIVOS

11024 palavras 45 páginas
INTRODUÇÃO

Os hábitos alimentares inadequados estão associados a diversos prejuízos à saúde, entre eles, a obesidade, cujos índices têm crescido nas últimas décadas como resultado do aumento no consumo de alimentos excessivamente calóricos e redução na atividade física. (ALMEIDA; NASCIMENTO; QUAIOTI, 2002). Além de ser considerado um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade, a obesidade infantil pode levar ao desenvolvimento de diversas patologias, como diabetes, hipertensão, dislipidemia e síndrome metabólica, além de problemas psicológicos que se desenvolvem como uma conseqüência da obesidade. (PEGOLO, 2005).
A obesidade na infância não pode ser considerada como uma condição benigna, apesar da crença popular de que uma criança com excesso de peso é mais saudável e que o crescimento e desenvolvimento desta é mais rápido em relação às demais crianças. Quanto maior for o tempo em que esta criança se mantiver obesa, maiores serão as chances de ela ser um adolescente e, consequentemente, um adulto obeso. (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2010). A propaganda televisiva parece exercer grande influência sobre os hábitos alimentares e promover o sedentarismo. Conhecer como os meios de comunicação influenciam estilo de vida e, principalmente, comportamento alimentar é essencial na tarefa de educar, informar e aconselhar os pais a respeito da influência da TV nas escolhas alimentares de seus filhos, além de dar subsídios para elaboração de estratégias de intervenção contra sua disseminação. (ALMEIDA; NASCIMENTO; QUAIOTI, 2002). A televisão é o veículo de comunicação utilizado para o entretenimento e para a educação e representa a maior fonte de informação consultada no mundo, sendo capaz de transmitir aos mais diversos lugares e culturas, dados sobre como as pessoas se comportam, como se vestem, o que pensam e o que comem. (ALMEIDA; NASCIMENTO; QUAIOTI, 2002).
Os pais são os responsáveis pela compra e preparo dos alimentos, além do controle da qualidade dos

Relacionados