Relação de mito, mitologia e filosofia na cosntrução da formação humana

376 palavras 2 páginas
Todos os povos tem um saber próprio e uma forma como este foi construído e repassado de geração a geração. Na busca pelo desconhecido, por querermos compreender o mundo que nos rodeia, esbarra-se no saber, pois é ele que nos leva a compreensão do mundo que nos cerca a partir das interrogações reflexões que cada indivíduo desenvolve. Sendo que é nesse ponto que começa a formação humana do ser.Na Grécia esta formação humana teve dois momentos: tradição oral e tradição escrita. Na tradição oral, percebe-se que o saber se desencadeia através de mitos e mitologia que constituem as histórias e a educação de um povo. Os mitos são tidos como uma forma de pensamento humano, que pretendia uma verdade a partir de um "figura''.
Depois dos mitos vieram também as mitologias que também eram contadas ou cantadas, o que dificultava esse saber ser repassado de geração a geração pelo fato de
"pesar" a memória e depois acontecer de não se ter nenhum registro do mesmo.
Neste processo de formação e aprendizagem os tempos, a emergência de consciência crítica, produzida pela transformação ds costumes e valores, pelos novos desafios a que as alterações sociais dão origem na Grécia, uma nova ferramenta na busca pelo saber surge. Sendo que agora essa ferramente e mais moderna e já na tradição escrita.
Nasce aí a filosofia que pretende através da reflexão despertar no indivíduo uma pensamento profundo e que faça provocar nele uma espécie de"choque" do que realmente pode ser verdade, mentira, certo,errado,tec. pois a preoucpação com o saber constitui a essência da filosofia. Sendo assim está é a segunda fase na formação humana dos gregos.
Desta forma percebe-se que mito, mitologia e filosofia são os pioneiros nessa busca pela sabedoria e que são estes três fatores que contribuem para a formação humana, tanto para os gregos como para nossas gerações, pois ainda hoje nossa historia é rodeada de mitos, mitologias e claro filosofia.

Relacionados

  • Adriana Dias
    7540 palavras | 31 páginas