RELAÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO COM O CONTEXTO TAYLORISTA

927 palavras 4 páginas
Tendo em vista o que foi lido sobre a teoria de Taylor aplicada às fábricas no início do século XX, disserte sobre a relação da Psicologia Organizacional (denominada Psicologia Industrial àquela época) com esse contexto taylorista.
A psicologia Organizacional, a princípio conhecida como psicologia Industrial, foi criada, visando o bem estar dos trabalhadores de uma determinada empresa ao gerar um ambiente de trabalho harmonioso, partindo do estudo dos fenômenos psicológicos presentes nas organizações, especificamente na gestão de recursos humanos.
Ela trabalha no âmbito organizacional da empresa fazendo o recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional de forma que seja alcançado um nível de excelência na qualidade de toda a organização.
Para que suas atividades sejam válidas para a empresa é necessário reunir recursos físicos e principalmente os humanos, essenciais à consecução dos objetivos da mesma. Visando alcançar níveis de excelência na qualidade de toda a organização é primordial que se foque em:
a) Analisar cargos e salários
b) Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários;
c) Aplicação de testes psicológicos (função esta de um psicólogo);
d) Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários:
e) Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;
f) Organizar um clima organizacional eficaz;
g) Resolver situação de conflito entre funcionários;
h) Projetar sistema de avaliação de desempenho;
i) Avaliar a eficácia de uma prática específica.

O taylorismo ou administração cientifica foi um modelo de administração criado e desenvolvido pelo então engenheiro norte americano Frederick Taylor (1856-1915), sendo considerado o Pai da Administração Científica.
O taylorismo visava maior eficiência a nível operacional, dando grande ênfase à tarefas.
Taylor propunha a administração de uma empresa como se fosse uma ciência, tendo, como principal objetivo, a racionalização do trabalho através da

Relacionados