relaçoesquimica

573 palavras 3 páginas
Introdução
As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de óxido-redução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cerca e estão presentes nos processos que permitem a manutenção da vida.
Tanto a fotossíntese:
6 CO2 + 6 H2O → C6H12O6 + 6 O2
Como o metabolismo da glicose no organismo: C6H12O6 + 6 O2 → 6 CO2 + 6 H2O
São reações de óxido-redução.
Os ácidos atacam o ferro, produzindo gás hidrogênio. Veja, por exemplo, a reação do ferro com ácido clorídrico:
Fe(s) + 2HCl(aq) FeCl2(aq) + H2(g)
Essa também é uma reação de óxido-redução. (USBERCO, 2006) Os termos oxidação e redução ganharam significado bastante vago quando, posteriormente, passaram a ser utilizados como designativos de reações das quais oxigênio e hidrogênio não participam necessariamente, mas envolvem alterações de valências dos elementos reagentes. (ROZENBERG, 2002) Objetivo Entender principios e teórias das reações de óxido-redução, com base em experimentos feitos em laboratório, entender oxidantes e redutores, como definir o Nox e como ele varia, e balancear adequadamente usando princípios de cargas. Fundamentação Teórica

Numero de Oxidação (Nox) O número de oxidação ajuda-nos a entender como os elétrons estão distribuídos entre os átomos que participam de um composto iônico ou de uma molécula. Nos compostos iônicos, o Nox corresponde á própria carga do íon. Essa carga equivale ao número de elétrons perdidos ou recebidos na formação do composto.

Composto iônico
Na+ Cl
Ca 2+ O2-
Al3+ F

Fe S

Nox +1 -1 +2 -2 +3 -1 +3 -2
Tabela 1

OBSERVAÇÕES:
1. O Nox deve ser determinado para cada átomo, isoladamente.
2. Nos compostos iônicos, o Nox é a própria carga de cada íon.
3. Nos compostos moleculares, o Nox é uma carga imaginaria, e o Nox negativo é atribuído ao átomo de maior eletronegatividade.

A semi-reação em que ocorre perda de elétrons é denominada reação de oxidação. A semi-reação

Relacionados

  • Análise dos conteúdos ciência-tecnologia-sociedade(cts) em livros de química adotados pelo pnldem 2012
    3132 palavras | 13 páginas