Relaxantes musculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relaxante muscular de ação central: uso e abuso. Um estudo farmacoepidemiológico
Moraes, Amanda Ferreira; Oliveira, Carlos Rocha 1

1 Orientador do projeto
Farmacologia Aplicada
Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – CBES – São Paulo

Resumo – Atualmente, o uso abusivo e incorreto de relaxantes musculares de ação central aumentou muito. Os principais motivos de uso são enxaqueca edores lombares. Os pacientes que fazem uso destes fármacos, não necessariamente possuem receituário médico, fazendo portanto auto-medicação. Desta maneira, é viável realizar um estudo farmacoepidemiológico, relatando as imprudências dos pacientes ao fazerem uso incorreto destes fármacos. Este estudo foi realizado com 100 pacientes que usam de forma contínua medicamentos que apresentam orfenadrina oucarisoprodol em suas formulações. Esses pacientes foram submetidos à um questinário sobre o uso e a posologia destes fármacos, onde pode-se verificar que cerca de 68% dos pacientes faziam uso da auto-medicação necessitando de orientação farmacêutica.

Abstract – Currently, the abuse wrong of muscle relaxants action central soared. The main reasons for use are migraine and back pain. Patients whouse these drugs do not necessarily have medical prescription, thus making self-medication. Thus, it is conducting a feasible study pharmacoepidemiological, reporting the imprudence of patients to make misuse of these drugs. This study was conducted with 100 patients who use drugs on a continuous showing orphenadrine or carisoprodol in their formulations. These patients were subjected to a somequestions about the use and dosage of these drugs, where can verify that about 68% of patients made use of self-medication in need of guidance pharmaceuticals.

(Palavras-chave:relaxante muscular de ação central, carisoprodol, orfenadrina, ação anticolinérgica, miorrelaxante)

Introdução

Atualmente o consumo de medicamentos sem orientação médica é notável. Os medicamentos de maior consumo sãoos de ação terapêutica relaxantes musculares. Isso talvez seja explicado pelo stress diário que a população é submetida hoje em dia, onde dores lombares, enxaqueca ou contusões são os principais motivos para o aumento desse consumo.
Com base nessas informações é necessário realizar um estudo farmacoepidemiológico, para que se conheça os possíveis erros que pacientes cometem com o uso abusivo derelaxantes musculares.
Pode-se citar como exemplos de fármacos relaxantes musculares de ação central, carisoprodol e orfenadrina. Esses fármacos estão presentes em formulações de medicamentos de maior uso habitual por pacientes que apresentem sintomatologia de dor.
O mecanismo de ação desses farmácos ainda permanece não totalmente explicado, mas por desenvolverem uma ação anticolinérgicaacredita-se que eles atuam estimulando os receptores α-2 pré-sinapticos, promovendo a inibição da liberação de neurotransmissores excitatórios que possam estimular outros receptores. Dessa maneira, a transmissão do sinal polissináptico dos neurotransmissores espinhais, (responsáveis pelo tônus muscular excessivo) é inibida e assim diminuindo o tônus muscular. (KARPATI, 2005)
O carisoprodol porexemplo é um miorrelaxante de ação central que reduz indiretamente a tensão da musculatura esquelética em seres humanos. Apenas sabe-se que a ação do carisoprodol está em aliviar o espasmo muscular agudo de origem local. No mercado farmacêutico há a disposição de pacientes que sofrem de dores lombares ou de qualquer contratura muscular a associação do carisoprodol com diclofenaco sódico e paracetamol.(GARCIA, 2006)
A orfenadrina também desenvolve ação miorrelaxante de ação central, além de apresentar propriedades anti-histamínicas fracas, porém não atua diretamente na contratura muscular, e o seu efeito na sintomatologia dolorosa explica-se pelas suas propriedades analgésicas. O principal consumo de orfenadrina é diante de crises de enxaqueca, tensão muscular e cólicas menstruais. É válido...
tracking img