Relatórioa Visitação CCBB sp

531 palavras 3 páginas
RELATÓRIO SOBRE VISITA AO CENTRO CULTURAL
DO BANCO DO BRASIL
EXPOSIÇÃO: MESTRES DO RENASCIMENTO

Nome: Anderson Dias Lopes
Curso: Cinema (manhã)
Turma: 712

A exposição Mestres do Renascimento não podia ser em outro lugar, localizado no centro de São Paulo o CCBB abriga as mais importantes obras do renascimento italiano. Nesse prédio onde foi o grande centro de negociações de café do pais, o CCBB optou por acolhe a cultura trazendo exposições, mostras de cinema, teatro, dança, musica... Eu já tinha ido a algumas exposições como o “Mundo de Escher” (fantástico) e também acompanho mostras de cinema e tudo mais. Fico besta só de passar em frente.

Com o tema Mestras do Renascimento, o CCBB se preocupou em trazer obras de grandes mestres como: Giovanni Bazzi, Bernardinno di Betto e Da Vinci... Ela foi dividida em três partes, Florença, Roma e Veneza, que foi nesses lugares que floresceu a ideia renascentista. O local possui monitores, catálogo para pesquisa, material escrito e visita monitora.

O renascimento italiano se deu origem em Toscana, entre as cidades de Siena e Florença e assim proliferando-se mais tarde para Europa toda. Foi também o período de transição entre a idade media e a idade moderna, colocando em cheque pensamentos sociocultural, politica e religião. Tem como referência os paradigmas da Antiguidade Clássica (Grego Romana), que trazia como o ideal o humanismo e o naturalismo. As suas principais características nesse período é a composição simétrica e a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz que permitiram criar distancias e volumes que pareciam ser copiados da realidade.

Identificação da obra n° 1

Da Vinci
(Vinci, Itália, 1452 - Amboise, França, 1519)
Leda e il Cigno, c. 1504-1508
[Leda e o Cisne] óleo sobre madeira
115,0 x 86,0 cm

Leda e o Cisne é uma pintura de Leonardo da Vinci representando Leda – rainha de Esparta – e Zeus, transfigurado em cisne. O estilo de Leonardo é muito bem comportado, parece

Relacionados