Relatórioa de mecanismos (construção de um mecanismo 4 barras)

627 palavras 3 páginas
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2013/1
Alexandre Chassot Simon, Arthur Blazoudakis Büneker e Gabriel Marques Trujillo
Disciplina – Mecanismos I – ENG03316
Professor: Heraldo Jose Amorin

Introdução
Os procedimentos descritos neste relatório correspondem a um trabalho prático da disciplina ENG03316 - Mecanismos I, onde será projetado e desenvolvido um mecanismo.
A proposta para a terceira avaliação desta disciplina foi de desenvolver e projetar um mecanismo, dentre todos estudados em sala de aula, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. Assim sendo, tivemos que lidar com as diversas dificuldades que possam aparecer com o objetivo de obter o menor erro possível.

Procedimento experimental
Entre os mecanismos estudados em aula, escolhemos um de quatro barras, mais especificamente um pantógrafo (equipamento que aumenta a escala de formas ou medidas).
Primeiramente pensávamos em fazer as quatro barras com madeira MDF, pois elas eram leves, baratas, facilmente encontradas no comércio e com baixo atrito, mas elas fletiam facilmente com a aplicação de cargas não muito elevadas, não aguentavam apertos excessivos de parafusos pois rachavam facilmente e também não eram boas para serem cortadas ou furadas por não apresentarem uma superfície lisa no final desses processos.
Trocamos então para uma madeira mais rígida que, apesar de ser mais pesada, era muito mais resistente e após ser furada ou cortada, apresentava um acabamento superficial muito melhor.
Após a escolha da madeira, decidimos que a ampliação final de nosso pantógrafo seria de 2x e que as barras não poderiam ser muito longas, visto que há poucos pontos de contato entre a estrutura e a superfície a ser desenhada, o que poderia gerar uma instabilidade no mecanismo.
A seguir, fizemos os cálculos das ampliações e decidimos que as distâncias entre os eixos das quatro barras deveriam ser de 30cm, 30cm, 15cm e 15cm e projetamos o mecanismo final no SolidWorks. Também consideramos uma sobra de

Relacionados

  • Caixa
    31401 palavras | 126 páginas