Relatório sobre a determinação de minerais por espectroscopia de absorção atômica em banana prata (musa saplentum shum)

1044 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROFESSOR: HERVÉ ROGEZ

RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS II

Livia Martins de Miranda- 09091001701

Belém, 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROFESSOR: HERVÉ ROGEZ

RELATÓRIO SOBRE A DETERMINAÇÃO DE MINERAIS POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA EM BANANA PRATA (MUSA SAPLENTUM SHUM)

Livia Martins de Miranda- 09091001701

Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica de Alimentos II, sobre a determinação de minerais presentes na polpa e casca da banana prata através da espectroscopia de absorção atômica, ministrada pelo Professor Hervé Rogez, com requisito avaliativo para obtenção de nota.

Belém,
2011

1. INTRODUÇÃO
Os minerais são elementos inorgânicos (geralmente um metal), combinados com algum outro grupo de elementos químicos, como por exemplo, óxido, carbonato, sulfato, fósforo etc. Porém, no organismo os minerais não estão combinados desta forma, mas de um modo mais complexo, ou seja, quelados, o que significa que são combinados com outros constituintes orgânicos, como as enzimas, os hormônios, as proteínas e, principalmente, os aminoácidos. Os alimentos naturais são as principais fontes de minerais para o organismo, tanto os de origem vegetal como animal. Os minerais não são sintetizados por organismos vivos por isso a necessidade de consumir alimentos que sejam fontes deles, como legumes, frutas, verduras e leguminosas (LOHMANN, 2008)
A espectrometria de absorção atômica é uma forma sensível para determinação quantitativa de mais de sessenta elementos metálicos ou metalóides. As linhas de ressonância para elementos não-metálicos localizam-se geralmente em cumprimentos de onda menores que 200nm, impedindo, assim, sua determinação com espectrômetros que não operam sob vácuo (SKOOG, HOLLER, e CROUCH, 2006).
A descoberta dessa técnica permitiu a dosagem rápida e precisa

Relacionados