Relatório Referente a Metodologia da Armadilha de PROVID

257 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIA AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS.

Relatório 02 – Armadilha de PROVID.

Cruz das Almas – BA
Outubro de 2011.
1- Relatório exigido pela disciplina Biologia do Solo.

Relatório Referente à Metodologia da Armadilha de PROVID.

A armadilha de PROVID é um método muito prático e fácil para obtenção de organismos possibilitando a realização de levantamentos sobre a fauna edáfica.
Os idealizadores da armadilha de PROVID foram Antoniolli et all. (2006), sendo a armadilha constituída por uma garrafa de plástico tipo Pet com capacidade de dois litros, contendo quatro aberturas na forma de janelas com dimensões 6X4 cm de altura de 20 cm de sua base. A armadilha deve conter em seu interior 200mL de álcool 70% mais 3-5 gotas de formol a 2% e serem enterradas no solo de modo que os bordos dos frascos fiquem ao nível da superfície do solo (Figura 1).

Figura 1: Armadilha de PROVID.

No trabalho realizado por Antoniolli ocorreu à comparação entre dois métodos, sendo que o de PROVID proporcionou maior numero de captura de insetos, sendo assim, os autores concluíram que pode ser usado com a mesma eficiência que a outra armadilha (Tretzel) tendo como vantagem a praticidade e facilidade de manejo.
A armadilha foi confeccionada e instalada em aula prática da disciplina biologia dos solos no dia 25 de outubro de 2011.

Referências Bibliográficas:

ANTONIOLLI, Zaida Inês, et al. Método alternativo para Estudar a Fauna do Solo. Ciência Florestal, outubro-dezembro, 16 edição, Santa Maria: Brasil, 2006.p 407-417.

Relacionados

  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas