Relatório PRATICA1 P4 31189

1531 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
ITAJUBÁ - MG

Yuri Soares Mendes Pinto - 31189

ELETROTÉCNICA GERAL E EXPERIMENTAL I

Itajubá MG
2015
Yuri Soares Mendes Pinto

LABORATÓRIO I
Instrumentos de medida

Relatório apresentado à disciplina EEL311 do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá – campus Sede, para a obtenção de créditos.

Prof. Dr. Benedito Donizeti Bonatto

Itajubá MG
2015
Yuri Soares Mendes Pinto
Fundamentação Teórica Nesse experimento realizamos medidas elétricas tensão, corrente e resistência em circuitos em série, paralelo e misto (série e paralelo). São vários conceitos teóricos utilizados nesse experimento, entre os quais podemos destacar: O princípio de funcionamento dos instrumentos de medição, lei de ohm, divisor de tensão, divisor de corrente.

Objetivos O principal objetivo dessa aula foi a obtenção de diversas grandezas elétricas, a parir do multímetro digital, em circuitos simples. Como forma de fornecer uma base prática para nós alunos do funcionamento dos instrumentos, além de reforçar as bases teóricas já adquiridas.

Material
- Painel de conexões;
- Multímetro, voltímetro, amperímetro e ohmímetro;
- Fonte de tensão contínua;
- Resistores
- Protoboard

Metodologia
1º Circuito: Divisor de Tensão com Resistores de Valores Iguais O primeiro circuito montado foi um circuito puramente em série, com 3 resistores de 3,3kΩ e uma fonte AC de 10 V. Antes de montar o circuito medimos o valor real da resistência de cada resistor. Em seguida montamos o circuito no protoboard e com a fonte de tensão desligada realizamos a medição da resistência equivalente da configuração, como podemos observar na figura a seguir.

Figura 1 Medição da resistência equivalente do Circuito 1

Após realizada a medida da resistência equivalente, ligamos a fonte de tensão em 10 V AC e medimos a queda de tensão em cada

Relacionados