Relatório peso espedífico da areia

589 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Determinação da Massa Específica do Agregado Miúdo

MANAUS 2013
Daniel do Nascimento
Felipe Magalhães
Gustavo Leturiondo
Linton Sá

Determinação da Massa Específica do Agregado Miúdo

Relatório sobre a determinação da massa específica do agregado miúdo (areia), realizado no dia 23/04/2013 para obtenção de nota parcial na disciplina Materiais de Construção Civil I, com orientação e auxílio da prof.ª Valdete.

MANAUS
2013
Resumo
Este documento fixa o procedimento a ser adotado na determinação da massa específica dos agregados miúdos, para concreto, por meio da proveta. Prescreve materiais, definições, ensaio e condições para obtenção dos resultados.

Sumário Objetivo Geral 6 Equipamentos e Materiais 6 Procedimento 6 Resultados 7 Conclusão 8 Referências 8 Anexos 9

Introdução
Este experimento objetiva analisar e determinar os dados obtidos no ensaio da massa específica do agregado miúdo (areia natural) por meio da proveta, este método oferece grande rapidez tendo como desvantagem a falta de precisão. Entretanto, os dados obtidos por esse método podem ser utilizados como base para aplicações em tecnologia do concreto.

Objetivo Geral
Este relatório tem como objetivo o aprendizado e o conhecimento de como determinar a massa específica da areia por meio da proveta, tendo em vista que não se possuía o frasco de Chapman, realizando o experimento necessário.

Equipamentos e Materiais * Proveta; * Balança com precisão de 0,1g; * Tigela; * Funil;

Procedimento
Primeiro foi recolhida uma amostra de areia seca para ser colocada na tigela, tirou-se a tara da tigela na balança de precisão obtendo o valor de 133,03 g, deixando a mesma sobre a balança foi sendo adicionado aos poucos a areia até que a balança acusasse 633,03 g (133,03 g da tigela e 500 g de areia).
Após determinar o peso da areia, adicionou-se 200 ml de água na proveta e em seguida a areia de forma gradativa. O

Relacionados