Relatório microcopia óptica

1616 palavras 7 páginas
OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo determinar o melhor comprimento de onda para análise de soluções padrões de (cobalto II), através de aparelho de laboratório denominado espectrofotômetro, focalizando principalmente se estas soluções obedecem a Lei de Beer.
INTRODUÇÃO
Para um composto ser analisado por espectrofotometria, este deve absolver luz, e essa absorção deve ser distinguível daquela oriunda de outras substâncias presentes na amostra. Como a maioria dos compostos absorve a radiação ultravioleta, a absorvância ultravioleta tende a ser não conclusiva e a análise geralmente fica restrita ao espectro visível. Se não houver espécies interferentes, contudo, a absorvância ultravioleta pode ser usada. A parte de uma molécula responsável pela absorção de luz é chamada de cromóforo, é importante distinguir que muitas vezes o cromóforo não é o analito, e sim um composto derivado dele. Toda vez que se tem uma solução colorida, o soluto se comporta como um cromóforo, e quando aplicado um feixe de luz monocromática, parte da radiação será absorvida e quanto maior a concentração do soluto na solução, maior será a absorção. A relação entre energia emergente (I) e energia incidente (I0) indica a transmitância (T) da solução que deve estar entre 0 e 1 (T=Io/I). Em espectrofotometria, utiliza-se a absorbância (A) como a intensidade de radiação absorvida pela solução que é diretamente proporcional a concentração c da espécie absorvente na amostra. Para os parâmetros supracitados, temos a formulação: A= - log(Io/I) = Σbc.
A equação a seguir é o coração da espectrofotometria aplicada à química analítica, é denomina Na espectrofotometria, a fonte de radiação emite até a região ultravioleta do espectro. Desta radiação selecionam-se comprimentos de onda definidos que constituem bandas, com largura menor que 1nm. O instrumento utilizado para este procedimento é o espectrofotômetro.
O espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática

Relacionados