Relatório - Lab 1 - Microfluidica

953 palavras 4 páginas
Relatório de Microfluidica - Professora Carolina Cotta
1) Quem foi Henry Darcy?
Henry Darcy foi um engenheiro francês conhecido por dois grandes feitos. O primeiro a Lei de Darcy, deduzida a partir de um experimento que é descrito na questão 2, e o segundo por ser o herói da cidade de Dijon.
Ele é aclamado assim em sua cidade natal pois esta, antes de sua engenhosidade, era um lugar precário de se viver devido a péssima qualidade e o por vezes escassa coleta de água. Isso gerava diversas doenças em sua população, dentre ela, segundo a biografia, estava Henry Darcy. Quando criança ao ficar doente devido a uma contaminação ao beber água suja prometeu que se tivesse alguma chance de fazer algo pela melhor qualidade da água de Dijon ele faria.
Após sua formação em engenharia, ainda com o propósito de ajudar a cidade em mente, ele propôs outra forma de coleta de água. Antes esta era feita através da captação nos telhados quando chovia e nos poços da cidade. Foi então que ele passou a avaliar as fontes naturais de água mais próximas e achou uma cerca de 12km da cidade. Para levar esta água até os habitantes ele criou um plano de aquedutos subterrâneos. Após terminada as obras do aqueduto, a cidade passou a ser extremamente próspera em água e todos seus habitantes tinham acesso a água de ótima qualidade. O sucesso da distribuição de água foi tanto que a cidade construiu fontes de água nas praças para embelezá-las.

2) Qual foi o experimento que ele propôs?
Ele propôs um experimento para entender o escoamento da água através de um filtro de areia, que depois veio a ser generalizado para diversos fluidos, vide o esquema a seguir:

Ele percebeu que a vazão era dependente de três aspectos: diretamente proporcional ao tamanho da seção transversal A e a diferença entre as pressões 1 e 2, e inversamente proporcional a altura L de areia.
Da figura e das análises acima ele chegou a seguinte conclusão:

onde k a permebilidade do meio poroso e µ é a viscosidade

Relacionados

  • Determinação de alguns parâmetros de qualidade da água por spot test em papel microflúidico
    2260 palavras | 10 páginas
  • Olimpíada de Biologia
    128666 palavras | 515 páginas