Relatório Ismália (Tudo que é sólido pode derreter)

432 palavras 2 páginas
"Quando Ismália enlouqueceu, pô-se na torre a sonhar" já podemos observar nesses versos uma desorientação mental, como ocorreu com o tio de Thereza e a paciente de sua mãe (Laura), por exemplo. A torre representa um símbolo forte na obra, como se fosse um objeto com poder de reerguer uma pessoa, para que a mesma possa se tornar mais forte do que antes, mas pode representar também os alicerces que nos sustentam, que estão frágeis e prestes a desabar.
Thereza era uma adolescente, no vídeo ela demonstra suas dores ao perder seu tio, e compara as decisões dele com as de Ismália ao receber de presente o livro do mesmo. Ela precisava fazer um trabalho do colégio, então ao pensar em um tema resolveu escolher a lua, a qual é o elemento principal da poesia de Alphonsus de Guimaraens. Ela representa o romance, envolvendo o misticismo, sexualidade, magia, feminilidade, ilusão, sonhos, etc.
Com essas análises, podemos tentar entender o motivo da desorientação mental de Ismália, podendo ser pelo fato de estar apaixonada, pois deseja sempre a lua, como podemos perceber nos versos “No sonho em que se perdeu, banhou-se toda em luar... Queria subir ao céu, queria descer ao mar...”, querendo fugir da realidade indo até a torre. No caso do vídeo “tudo que é sólido pode derreter”, o tio de Thereza e a Laura, vão até o alto do prédio, onde diziam que era o único lugar que os deixavam tranquilos.
Ismália divagando sobre a lua quer vê-la tanto no céu quanto no mar, e sua alma foi tentar pegar a do céu, enquanto seu corpo se partia pegando a da terra. Com um sonho que não podia ser alcançado, a única solução para o problema foi a morte. “E como um anjo pendeu as asas para voar...” e assim o pulo do alto se fez. Podemos perceber em um diálogo com seu tio, que Thereza pergunta se seria possível criar asas se alguém pulasse àquela altura do prédio. A morte do tio Augustus se deu pelo fato de ficar depressivo por gostar tanto de teatro, ter vontade de fazer um papel que encaixasse a sua

Relacionados

  • rico Ver ssimo 1 O Continente Vol
    136510 palavras | 547 páginas