Relatório horticutura

525 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CAMPUS FLORESTAL
TÉCNICO AGROPECUÁRIA PÓS-MÉDIO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

REPRODUÇÃO ASSEXUADA

ALUNO : RÔMULO JOSÉ DOMINGUES COURA FLORESTAL NOVEMBRO , 2012

INTRODUÇÃO
As plantas na natureza se reproduzem de duas formas, à maneira sexuada e à maneira assexuada. Para produção em larga escala; produção de mercado, a maneira mais usada para propagação de plantas é a chamada reprodução assexuada.Hoje em dia, várias técnicas de reprodução assexuada foram desenvolvidas . Foi visto em aula prática a enxertia tipo garfagem, tipo encostia,tipo T tipo T invertido , borbulia ,estacas,
JUSTIFICATIVA
A reprodução assexuada em plantas destina-se a propagar um material genético de qualidade. Muito se usa essa técnica em produção de pomares para maior uniformidade da plantação e para se alcançar padrões mais elevadas tanto de produtividade e qualidade.
OBJETIVO GERAL
O objetivo de se usar essa técnica é conseguir produzir plantas livres de doenças ou mais resistentes a estas. Aplicando o conhecimento sobre as plantas , conseguimos padronizar a qualidade do pomar e obter produção lucrativa e certificada. Adquirindo esses conhecimentos estamos munidos de ferramentas úteis para a vida no campo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Cada espécie vegetal necessita de técnicas diferentes no seu processo produtivo , essas técnicas podem melhorar o seu desenpenho econômico e sua performance no campo. Para algumas éspecies de citrus a enxertia tipo T e T invertido é bastante utilizada para uma melhor propagação. Espécies de manga também utiliza-se muito a garfagem . Algumas já se adapttam melhor com a propagação por estacas. Esses conhecimentos podem melhorar a qualidade de produção dessas espécies.
MATERIAL E MÉTODOS
Na aula prática os materias usados foram mudas de plantas tanto para porto enxerto quanto para cavaleiro, navalha, fita para vedação do ponto de enxertia.Para a enxertia tipo T primeiro faz-se um conte largo acima da quarta

Relacionados