Relatório Experimental - ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UM CORDA/ RESSONÂNCIA SONORA/ VELOCIDADE DO SOM

2161 palavras 9 páginas
ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UM CORDA/
RESSONÂNCIA SONORA/ VELOCIDADE DO SOM

Resumo
Utilizando uma corda com as extremidades fixas, observou-se a formação de uma série harmônica. Experimentalmente também comprovamos que quanto maior a frequência menor o comprimento da onda. A situação da presença de onda estacionária no tubo com uma extremidade aberta e outra fechada ocasionou num nodo de deslocamento na extremidade fechada (êmbolo) e um antinodo de deslocamento na extremidade aberta. Concluiu–se que quanto maior a frequência menor o comprimento de onda. Ademais a velocidade de propagação do som no ar é menor que a velocidade de propagação do som nos metais.

Palavras-chave: Ondas estacionárias, ressonância sonora, velocidade do som

Introdução

Ondas estacionárias são ondas que possuem um padrão de vibração estacionário. Formam-se a partir de uma superposição de duas ondas idênticas, mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas. Esse tipo de onda é caracterizado por pontos fixos de valor zero, chamados de nodos, e pontos de máximo, também fixos, chamados de antinodos. São ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos. Quando uma corda é fixada em ambas as extremidades com um movimento harmônico simples de amplitude pequena, são produzidos padrões de ondas estacionárias para certas frequências de excitação.
Como já dito, som também é uma onda mecânica que se propaga em meios materiais, essa onda produz vibrações no meio em que se propaga.
Toda e qualquer onda sonora é capaz de produzir vibrações que estimulam oscilações em corpos situados nas proximidades das fontes. Quando a frequência de oscilação da fonte coincide com a frequência de oscilação natural do corpo, a amplitude de oscilação desse corpo atinge valores elevados, pois a

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas