Relatório espectrometria - verde de bromocrezol

1784 palavras 8 páginas
1. OBJETIVOS:

• Determinação da absortividade molar para o indicador Verde de Bromocresol (VBC)

• Determinação da concentração de amostras de solução com concentração desconhecida através dos padrões obtidos.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA:

O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância (BERTON, 2010).

Os tipos de interação mais interessantes em espectroscopia envolvem transições entre diferentes níveis energéticos das espécies químicas. Os tipos específicos de interações que observamos dependem fortemente da energia da radiação empregada e o modo de detecção (SKOOG, 2006).

Na espectroscopia de absorção, medimos a quantidade de luz absorvida em função do comprimento de onda. Isso pode fornecer tanto as informações qualitativas como quantitativas sobre a amostra.

Cada espécie molecular é capaz de absorver suas próprias freqüências características da radiação eletromagnética. Esse processo transfere energia para a molécula e resulta em um decréscimo da intensidade da radiação eletromagnética incidente (SKOOG, 2006).

[pic]
A lei de absorção, também conhecida como lei de Beer-Lambert ou somente como lei de Beer, nos diz quantitativamente como a grandeza da atenuação depende da concentração das moléculas absorventes e da extensão do caminho sobre o qual ocorre a absorção. À medida que a luz atravessa um meio contendo um analito que absorve, um decréscimo de intensidade ocorre na proporção que o analito é excitado. Para uma solução do analito de determinada concentração, quanto mais longo for o comprimento do caminho do meio através do qual a luz passa (caminho óptico), mais centros absorventes estarão no caminho, e maior será a atenuação.

Também, para um dado caminho óptico, quanto maior for a concentração de absorventes, mais forte será a atenuação (SKOOG, 2006).

A substância

Relacionados