Relatório do UNODC: “o crime organizado se globalizou e se transformou em uma ameaça à segurança”

1712 palavras 7 páginas
Relatório do UNODC: “o crime organizado se globalizou e se transformou em uma ameaça à segurança”

Novo relatório do UNODC mostra que, usando a violência e a corrupção, os mercados internacionais do crime se tornaram grandes centros de poder.
Segundo Antônio Maria Costa, Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no lançamento de um novo relatório da instituição, intitulado “A Globalização do Crime: uma Avaliação sobre a Ameaça do Crime Organizado Transnacional”, o crime organizado se globalizou e se transformou em uma das principais forças econômicas e armadas do mundo.
O relatório, lançado no Conselho de Relações Exteriores, em Nova York, traz um olhar sobre os grandes fluxos do mercado de tráfico de drogas (cocaína e heroína), de armas de fogo, de produtos falsificados, de recursos naturais roubados e de pessoas vítimas de tráfico para fins de exploração sexual ou de trabalho forçado, bem como de contrabando de migrantes, de pirataria marítima e de cibercrimes.
A elaboração do relatório foi iniciada a partir de preocupações expressas pelos países-membros da ONU, do Conselho de Segurança, do G8 e de outras organizações internacionais sobre a ameaça representada pelo crime organizado transnacional e a necessidade de neutralizá-la. Produzir o relatório foi um desafio devido ao fato de que as evidências sobre o tema, até o momento, são limitadas e heterogêneas. “Apesar da dificuldade intrínseca em relação à investigação sobre o crime, o UNODC foi capaz de documentar o enorme poder e o alcance global das máfias internacionais”, disse Costa.
O relatório mostra a extensão dos fluxos ilícitos em todo o mundo. “Hoje, o mercado alcança a todo planeta: as mercadorias ilícitas são originárias de um continente, traficadas por meio de um outro e comercializadas em um terceiro”, disse Costa. “O crime transnacional tem se tornado uma ameaça para a paz, para o desenvolvimento e até mesmo para a soberania das nações”, advertiu o chefe

Relacionados

  • ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS
    15952 palavras | 64 páginas
  • projeto
    87487 palavras | 350 páginas