Relatório Determinaçãoo da aceleração da gravidade

1062 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA-UNIFAVIP/DEVRY

EXPERIMENTO 2
DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

Aluno (a): Jefferson Thales Siqueira Gomes Túlio Roberto de Souza Costa
Ministrante: Bruno B. Camêlo
Disciplina: Física Experimental
Período: 2014.1
Turma: TD4 (Ambos)

JUNHO/2014
INTRODUÇÃO

A gravitação é um tema que vem sendo discutido desde a Grécia antiga quando Aristóteles teve a primeira ideia sobre gravidade, na qual ele dizia que corpos de massas diferentes caiam com velocidades diferentes. A ideia só veio ser testada no século XIV, quando o físico Galileu Galilei pôs o pensamento aristotélico a prova, e pôde concluir que ambos os objetos chegavam ao chão ao mesmo tempo, desde que fosse desprezada a resistência do ar. Mas, a natureza da gravidade veio ser descrita pela primeira vez em 1687, pelo físico Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica onde ele diz que a força da gravidade é proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre si.
A força da gravidade é de extrema importância, pois é só por causa dela que nós podemos nos manter na superfície da terra, é por causa dela também que a Lua se mantém em órbita em torno da Terra, e a Terra se mantêm em órbita em torno do Sol. Essa força se estende por toda a via Láctea, evitando que se dispersem as estrelas, moléculas e partículas existentes em nossa galáxia.
A aceleração da gravidade é definida como sendo a intensidade com que o campo gravitacional atua em um dado ponto. O escritor Halliday (2012) diz que a aceleração gravitacional de uma partícula (de massa m) se deve unicamente à força gravitacional que age sobre ela. No experimento realizado, foi usado um sistema de quatro pêndulos com comprimentos de fios diferentes, onde será contado o tempo de oscilação em cada pêndulo. Através deste sistema vamos tentar determinar a aceleração gravitacional local.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um pêndulo é um

Relacionados