Relatório de Tratamento de Água na Estação Gramame-Mamuaba - João Pessoa

1084 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA da paraíba
DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DE NÍVEL MÉDIO
CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL

Relatório de Visita Técnica
Estação de Tratamento de Água - Gramame

ALEX SANTOS

João Pessoa – PB
2013
ALEX SANTOS

Relatório de Visita Técnica
Estação de Tratamento de Água - Gramame

Relatório apresentado como parte do componente curricular da disciplina de Tecnologia e Controle dos Sistemas de Abastecimento de Água, do Curso Técnico integrado em Controle Ambiental.

João Pessoa – PB
2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 2
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

1. INTRODUÇÃO

A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi criada em 30 de dezembro de 1966 e é responsável pelo abastecimento de água em 181 municípios e 22 localidades da Paraíba. A empresa também é responsável atualmente pela coleta de esgotos em 22 municípios.
O atendimento nos municípios é feito através das Gerências Regionais espalhadas pelo Estado. São elas, a do Litoral, com sede em João Pessoa; Brejo, em Guarabira; Borborema, em Campina Grande; Espinharas, em Patos; Rio do Peixe, em Sousa, e Alto Piranhas, em Cajazeiras.

2. DESENVOLVIMENTO

Os rios Gramame e Mamuaba têm sua própria barragem, cada um. Elas são vizinhas e interligadas por um canal, que forma a barragem Gramame-mamuaba. A água dessa barragem é utilizada para o abastecimento de 70% de João Pessoa e toda a cidade de Cabedelo. Os bairros de João Pessoa que não são abastecidos pela ETA de Gramame são os bairros mais antigos: Centro, Jaguaribe, Cruz das Armas, Auto do Mateus, Tambiá, Mandacaru, e parcialmente Torre e Expedicionários, abastecidos pela estação de Marés. Em cada barragem tem uma vávula que puxa a água sob alta pressão e forme um leque de água. Esse processo pode

Relacionados

  • Relatório visita técnica á eta de gramame
    1317 palavras | 6 páginas
  • Relatorio de visita a ETA
    2362 palavras | 10 páginas
  • MONITORAMENTO AMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRAMAME
    45879 palavras | 184 páginas
  • Eu sou aquele que
    21330 palavras | 86 páginas