Relatório de qumíca experimental i preparação do cloreto de hexaaminocobalto(iii)

1636 palavras 7 páginas
Universidade Federal do Tocantins Curso de Licenciatura em Química Disciplina: Química Experimental III Inorgânica.

RELATÓRIO DE QUMÍCA EXPERIMENTAL I PREPARAÇÃO DO CLORETO DE HEXAAMINOCOBALTO(III)

Disciplina: Química Inorgânica Experimental I Prof. José Expedito Cavalcante Aluno: Marcio Pereira Vieira

ARAGUAÍNA-TO ABRIL/2013

TEMA: PREPARAÇÃO DO CLORETO DE HEXAAMINOCOBALTO(III) INTRODUÇÃO Os complexos de cobalto com aminas foram extensivamente estudados por Werner e foram muito importantes para o desenvolvimento das primeiras teorias sobre complexos. Os estados de oxidação mais comuns do cobalto são: +2 e +3. Entretanto, a espécie [Co(H2O)6]3+ Reage facilmente com a água, conforme mostrado nas equações abaixo: Assim, são relativamente raros e instáveis sais de cobalto(III) hidratados ou em solução aquosa. Por outro lado, complexos de cobalto(III) com diversos outros ligantes são mais estáveis que complexos de cobalto(II). Como exemplo podemos citar o íon [Co(NH3)6]2+ que é facilmente oxidado quando exposto ao ar, produzindo o íon [Co(NH3)6]3+. Além de estáveis, muitos complexos de cobalto(III) são inertes e podem ser sintetizados por métodos indiretos. Uma das principais técnicas consiste na utilização de sais contendo o íon [Co(H2O)6]2+, que reage mais rapidamente (é menos inerte), com posterior oxidação do complexo formado.

OBJETIVOS Preparação do complexo cloreto de hexaaminocobalto(III) a partir de cloreto de cobalto(II) hexahidratado.

MATERIAIS - Bacia plástica (ou béquer grande) para banho de gelo. - Balança semi-analítica. - Bomba de vácuo ou trompa de vácuo. - Béquer de 50 mL (3). - Espátula (3). - Frasco para guardar o produto de síntese. - Balão volumétrico de 50 mL. - Barra magnética. - Bastão de vidro. - Béquer de 50 mL. - Chapa de aquecimento com agitação. - Erlenmeyer de 125 mL.

- Funil de Büchner de 50 mL para filtração a pressão reduzida (2). - Kitasato de 125 mL (2) e conecções adequadas para filtração a pressão reduzida. -

Relacionados