Relatório de LEQ2 Prática 1

2077 palavras 9 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA instrumentação e medidas
NOME DO ALUNO: ALDEBARÃ FAUSTO FERREIRA
NOME DO PROFESSOR: NELSON
Setembro/2014
RECIFE
INTRODUÇÃO
No dia a dia, um engenheiro se depara com diversos problemas práticos. A resolução destes problemas requer a utilização da teoria e da experimentação para o seu entendimento. Desta maneira, é fundamental que um engenheiro conheça as diferentes técnicas de medição, os instrumentos, a forma adequada de aplica-los em seus aparatos experimentais e técnicas de processamento dos dados obtidos.
Nos diferentes processos industriais é necessário controlar ou manter algumas variáveis em níveis aceitáveis de operação de forma a garantir a qualidade desejada do produto final. Os instrumentos de medição e controle permitem que o engenheiro possa analisar e agir sobre o processo garantindo seu pleno funcionamento.
A principais variáveis de medição e controle são: vazão, pressão, temperatura, nível, pH, condutividade, velocidade e umidade. Este experimento visa preparar o profissional de engenharia para realizar os procedimentos de medição e calibração dos principais instrumentos de medição para as variáveis mais importantes em um processo, que são: pressão, temperatura e vazão.
Nesta atividade lançaremos mão da calibração para especificar o funcionamento dos termopares (medição de temperatura), rotâmetros para gás e para líquidos (medição de vazão) e manômetro de mercúrio (medição de pressão).
1.1- Termopares.
Muitos métodos podem ser utilizados para a medição da temperatura. A maioria deles utiliza da variação da propriedade de algum material para medir a temperatura. Relacionando a variação da propriedade de um material com a variação de temperatura é possível definir uma curva que posteriormente será utilizada como referência na determinação da temperatura em um ambiente de controle.
Um termopar é baseado no efeito Seebeck, descoberto em 1921. Segundo este efeito, dois condutores elétricos diferentes

Relacionados