RELATÓRIO DE LABORATÓRIO - AEC

394 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
AEC - ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – EXERCÍCIO 7

CUIABÁ – MT
MARÇO – 2013
EXERCÍCIO 7 – ESTABELECIMENTO DE UMA DISCRIMINAÇÃO

Introdução

Nesse exercício podemos observar como as consequências produzidas por uma resposta operante podem selecionar fortalecer ou enfraquecer, também os antecedentes quando respostas são emitidas e produzem consequências tornam-se parte da relação sujeito-ambiente. Condições que não tem nenhum efeito sobre determinadas respostas podem passar a fazer parte da relação comportamental. das relações entre o sujeito e o ambiente, utilizando o reforçamento intermitente, avaliamos o comportamento do rato quando submetido em uma distribuição de reforços que não é contínua. Onde o objetivo era verificar se há diferença no comportamento do nosso rato quando o esquema não segue uma distribuição regular de reforços. Utilizamos o mesmo sujeito e o mesmo equipamento usados em todos os exercícios, registrando e mapeando o comportamento de pressão a barra e o acumulado de respostas.

Resultados

Percebemos que durante a sessão que estabelecemos o esquema de razão variável que durou 16 minutos, nosso rato pressionou a barra continuamente, sendo mais frequente a cada aumento de razão. A Tabela 1 traz o valor total da resposta emitida pelo rato ao longo de toda a sessão.
Tabela 1. Frequência de comportamento do rato no Exercício 5.
Comportamento
Frequência
Pressionar a barra
219

A apresentação de um reforçador depende da emissão de um número variável de respostas, independente da passagem de tempo, podemos observar em nosso sujeito, conforme ilustra a figura 1.

Figura 1. Frequência de respostas do comportamento.

Podemos constatar que com razões moderadas de respostas por esforços, os esquemas geram taxas de respostas altas e aproximadamente constantes. Podemos

Relacionados