Relatório de Fabricação Mecânica po Usinagem_Aula Prática de Retificação

4028 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola de Engenharia de São Carlos
Departamento de Engenharia Mecânica

RELATÓRIO TÉCNICO

AULA PRÁTICA N° 5

PROCESSO DE RETIFICAÇÃO

Alunos:

Curso: Engenharia de Materiais e Manufatura
Disciplina: Fabricação Mecânica por Usinagem (SEM-0560)
Professores:

São Carlos, Junho de 2014
PROCESSO DE RETIFICAÇÃO

OBJETIVO GERAL Apresentar os conceitos fundamentais do processo de usinagem de retificação e demonstrar o funcionamento de duas das principais operações de retificação: plana e cilíndrica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para o processo de retificação plana, determinar e discutir a influência da estrutura cristalina de materiais cerâmicos e da profundidade de usinagem na rugosidade das peças e na taxa de remoção de material.
Para o processo de retificação cilíndrica, avaliar e discutir o efeito do tempo de centelhamento (spark-out) no acabamento de peças metálicas.

INTRODUÇÃO
A retificação é um processo convencional de usinagem, em que as operações de corte empregam energia mecânica na remoção do material, principalmente por cisalhamento, no contato físico da peça. Nestas operações de corte são utilizadas ferramentas de geometria não definida (partículas abrasivas com formatos aleatórios e compostas por arestas minúsculas de corte). Este processo de usinagem é destinado à obtenção de superfícies com auxílio de ferramenta abrasiva de revolução. Logo, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta, se desloca segundo uma trajetória determinada, tal que a peça pode ou não girar. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças. Desta forma, a retificação tem como objetivos:
Reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, tal como furadeira, torno, plaina e fresadora;
Dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras;
Retificar peças que tenham sido

Relacionados