relatório de estágio Técnoco Açucar e Alcool

2297 palavras 10 páginas
Técnico em Química

Paulo Victor Lebrão

2°J

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Histórico

Fundada em 1964 pela família Agudo Romão, sob a razão social de Usina Açucareira Romão Ltda. Em 1973 o Sr. José Fernandes adquiriu esta empresa e mudou a razão social para Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S.A. Mais tarde instalou uma destilaria passando a fabricar álcool hidratado, carburante, refinado e neutro. A Usina Cerradinho gera aproximadamente 3.200 empregos diretos. A empresa está modernizando o parque industrial que já está cogerando energia elétrica proveniente do bagaço de cana sendo responsável por cerca de 70% da energia de Catanduva.

Análises

1. Pol do Bagaço Princípios de polarimetria

A luz natural é formada por ondas eletromagnéticas de tal modo que as ondas elétricas vibram em um plano perpendicular às ondas magnéticas. À medida que a luz natural caminha, os planos de vibração das ondas elétrica e magnética giram em torno do eixo de propagação, apresentando vibrações em todas as direções possíveis. Quando os planos de vibração das ondas elétrica e magnética são fixos, a luz recebe o nome de polarizada.
Para que a luz natural seja polarizada, ela deve atravessar uma lente especial, chamada polarizador. Determinadas substâncias possuem a propriedade de desviar o plano de vibração de uma luz polarizada, e pode-se verificar experimentalmente esse desvio através do polarímetro.
Esse fenômeno chama-se polarização rotatória, e as substâncias que o provocam são denominadas substâncias opticamente ativas, ou que possuem atividade óptica. Algumas substâncias provocam a rotação do plano da luz polarizada para a direita (dextrógiras) e outras para a esquerda (levógiras).
Verifica-se que a atividade óptica de uma substância é causada pela assimetria em sua molécula. Uma molécula é assimétrica quando possui pelo menos um carbono assimétrico, ou seja, aquele que apresenta quatro ligantes diferentes entre si.
O

Relacionados