Relatório de estágio - esquema1

9289 palavras 38 páginas
5

INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma resposta à necessidade de realizar uma atualização dos conhecimentos e das informações para que haja uma organização dentro dessa globalização e, por conseguinte trabalhar essas igualdades e diferenças dentro da escola. O sentido dessa globalização não consiste apenas em um somatório de informações disciplinares, mas em encontrar o âmago, o verdadeiro centro da estrutura que tem a faculdade de conhecer, o problema central que vincula os conhecimentos e possibilita a aprendizagem.

A finalidade maior do estágio e da prática docente é fazer com que o aluno não só aprenda o conteúdo disponibilizado pelo educador, ou professor, ou ministrante de aulas, como também saiba fazer uso desse conhecimento no decorrer de sua vida escolar, social e profissional. Na verdade não importa o substantivo com que é chamado ou conhecido, importa o resultado de todo o processo.

Um dos momentos mais proveitosos e por que não dizer prazerosos para os profissionais do ensino são as reuniões pedagógicas. As trocas de experiências, os esclarecimentos e o fato de estar com seus pares, a classe professoral. Sabendo que ali naquele momento os projetos fundamentados em grandes teorias concebidas pelos imortais da educação, dão o sentido da aprendizagem que se pretende construir e a articulação necessária que favoreça a busca pelo conhecimento por parte dos alunos. Segundo Freire (2002, p.15), “a curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere alerta faz parte integrante do fenômeno vital”. E como diz o grande educador, “não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos” (FREIRE, 2002)

6

1 QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DAS HORAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Pólo: SANTOS Local do Estágio: ETEC ITANHAÉM –

Relacionados

  • Relatório Estágio
    5873 palavras | 24 páginas
  • Normas da ABNT
    46105 palavras | 185 páginas
  • Fungos
    86554 palavras | 347 páginas