Relatório de determinação da metformina por titulação condutométrica

1526 palavras 7 páginas
METODOLOGIA

1. TESTE DUO-TRIO
Avaliação de diferença sensorial entre duas marcas - chá mate sabor limão das marcas Matte Leão e Nestea.
O teste foi realizado com 11 provadores não treinados, que receberam uma amostra padrão e duas outras amostras, para que pudessem indicar, dentre elas, qual era igual ao padrão.
A amostra de referência foi apresentada em primeiro lugar. Em seguida foram apresentadas duas amostras, uma das quais era idêntica à referência e a qual o provador deveria identificar.
Cada um dos provadores dispunha também de uma ficha de avaliação, na qual recebia orientações sobre o procedimento e onde marcaria sua resposta, de acordo com a codificação da amostra escolhida.
Para todos eles, a amostra padrão foi a marca Matte Leão. Esse procedimento não foi adequado, visto que, assim como as amostras para prova, o padrão também deve ser randomizado para cada um dos provadores.
Ambos os chás não apresentavam diferenças de aparência ou aroma, para que os provadores não fossem influenciados, e para que dessem sua resposta apenas pela avaliação de sabor.

2. TESTE DE ORDENAÇÃO
Nesse teste é apresentado, em ordem aleatória, um conjunto de quatro amostras diferentes. Cabe ao provador ordená-las de acordo com a intensidade de um determinado atributo. O teste realizado foi referente a doçura de sucos artificiais em pó sabor uva.
Cada um dos 12 provadores recebeu simultaneamente uma amostra codificada de cada marca: Tang, Camp, Mid e Golly aleatoriamente distribuídas para cada um deles.
Dada a simplicidade da prova, esse teste pode ser realizado com provadores pouco treinados.
Eles receberam uma ficha cada um, onde deveriam colocar os números das amostras em ordem crescente de doçura.
RESULTADOS

1. TESTE DUO-TRIO

Para todos os julgadores o Padrão foi o chá da marca Matte Leão, aqui representado pela letra A.

JULGADOR
ORDEM DE APRESENTAÇÃO
RESPOSTA*
1
A
B
C
2
B
A
C
3
B
A
C
4
B
A
E
5
A
B
C
6
B
A
C
7
A
B
C
8

Relacionados