Relatório de cristalização eng mec.quarto semestre

722 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPI ANCHIETA

CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE

SÃO PAULO
2012

1. INTRODUÇÃO
Temos como objetivo, no presente experimento estudar a cristalização do sulfato de cobre, a partir de uma solução supersaturada tendo como resultado a formação de cristais, possibilitando a visualização da diferença entre um monocristal e um policristal.

2. FUDAMENTOS TEÓRICOS

- Cristal
Um cristal/cristalina tem como característica um alto grau de organização de seus átomos e moléculas(ou íons) que estão em uma ordem na qual se obedece um padrão de repetição(os padrões são localizados sobre os pontos de uma treliça , que é uma matriz de pontos de repetição) onde o mesmo se estende nas 3 dimensões do espaço. Podendo ser classificados em Monocristal e Policristal através do processo de cristalização.

Figura 1. Estrutura microscópica de uma halita cristal.(fonte en.wikipedia.org)
- Monocristal
Um monocristal é um sólido na qual em sua estrutura todos os átomos ocupam um lugar regular no espaço, onde se repetem indefinidamente.(vide figura 2 fonte: http://www.ccs.unicamp.br/cursos/ie521/cap01.pdf) e seu reticulo cristalino é continuo, fazendo com que não tenha rupturas até as bordas e não tenha contorno de grãos, sendo assim a ausência de “defeitos” faz com que os monocristais tenham propriedades únicas (para cada tipo de substância) como mecânica, ópticas e elétricas.

Figura 2 - Monocristal. - Policristal
Um policristal é constituído de pequenos grãos, onde o mesmo tem sua estrutura interna cristalina e a direção do arranjo cristalino dos grãos não apresenta nenhuma relação com a direção de seus “vizinhos”. (Figura 3.)

Figura 3. Policristal.(fonte: http://www.ccs.unicamp.br/ie521/cap04.pdf) - Cristalização
A cristalização é a lenta

Relacionados