Relatório de campo entre a UFVJM e Mendanha passando pelo caminho dos escravos

815 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE CAMPO ENTRE A UFVJM E MENDANHA PASSANDO PELO CAMINHO DOS ESCRAVOS

OBJETIVOS
Promover o contato da turma com o meio ambiente, onde os professores Danielle e Marcelino expos varias explicações sobre a região, terreno, tipo de solo, formações rochosas e da vegetação, ocupação do solo e também a importância da Geologia e da Cartografia para o trabalho de campo e para o turismo.

METODOLOGIA
Para executar este trabalho, utilizamos instrumentos como bussola, maquina fotográfica, GPS, martelo de campo, carta topográfica de Diamantina e caderneta para anotações.
DESCRIÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA REGIÃO

Já na saída próximo ao campus da UFVJM, podemos notar uma vegetação mais espessa onde o terreno é mais espesso e úmido provavelmente localizado em uma área de nascente.
Em seguida fizemos a primeira parada ao lado de um pequeno riacho onde deu prá ver sua nascente estava ali próximo constatando nossa observação sobre a vegetação local. A professora explicou sobre a formação das rochas locais que são formações areníticas e os alunos puderam retirar algumas amostras de solo.
Na segunda parada utilizamos a bússola para identificar as direções e o mergulho das rochas.

Fizemos outra para próximo a uma fazenda onde podemos notar o uso e ocupação do solo em uma área fora do parque com áreas de pastagens e plantações frutíferas, e podemos perceber que o tipo de solo é mais espesso, bem diferente da região.

Passamos também por uma ruina da fazenda Duas Pontes que era local de comercio de diamantes e também devido a espessura do solo, passamos por uma área onde a vegetação é mais densa com árvores mais altas.

Já na descida da serra podemos notar que o caminho dos escravos ainda possui algumas áreas com a formação original feita pelos escravos no meio das pedras e também observamos a beleza da região o que pode ser um atrativo turístico mostrando a historia de nossa região.

Chegamos a Mendanha, já com a vegetação e tipo de solo bem

Relacionados

  • Dossiê Bacio Hidrográfica JQ1
    16079 palavras | 65 páginas