RELATÓRIO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE ETAPDAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

4015 palavras 17 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

PROCESSOS ORGÂNICOS II

RELATÓRIO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE ETAPDAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

AMANDA STEIL
JÚLIA SILVA HINZ
MARTA PFAFFENZELLER
SARAH PRASS

Florianópolis, 2012
AMANDA STEIL
JÚLIA SILVA HINZ
MARTA PFAFFENZELLER
SARAH PRASS

RELATÓRIO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE ETAPDAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

Trabalho apresentado à Professora Gisele Serpa da disciplina de Processos Orgânicos II da turma 814, curso técnico em Química.

Florianópolis, 2012.
INTRODUÇÃO

A indústria têxtil é uma das industrias mais antigas do mundo. Até agora os tecidos mais antigos encontrados, que datam de aproximadamente 5000 aC, são pedaços de pano de linho encontrados em cavernas egípcias. Em um primeiro momento o processo de confecção de tecidos era exclusivamente doméstico e familiar até que, aproximadamente, nos anos de 1500, começaram a surgir as primeiras fábricas de confecção têxtil, mesmo assim, grande parte da produção continuava sendo manual.
Foi a partir do século 18, com a Revolução Industrial na Inglaterra, que surgiram as grandes fábricas de confecção de tecidos, que diferente das primeiras fábricas, possuíam grandes maquinários, proporcionando um aumento gigantesco da produção. A seguir é possível observar uma imagem de um fábrica têxtil antiga que já apresenta a utilização de máquinas.

Figura 1: Fábrica têxtil antiga.

Contudo, o desenvolvimento de fibras sintéticas no começo do século 20 (a seda artificial foi produzida em 1910), proporcionou um grande avanço tecnológico para a indústria têxtil, que começou a possuir um processo mais elaborado e com um custo expressivamente menor no produto final. No entanto, as fibras naturais – algodão, lã, seda e linho – não pararam de ser produzidas e adquiriram um valor comercial maior. Muitas destas fibras são misturadas com om

Relacionados