relatório de aula sobre a teoria dos sistema de Niklas Luhmann e sobre Teoria da Ação Comunicativa de jürgen Harbermas

3099 palavras 13 páginas
RESUMO
Nas aulas foi abordada a teoria luhmanniana dos sistemas. Modelo teórico que explica como ocorre a evolução da sociedade e dos seus sistemas parciais, numa perspectiva amplamente diversa dos modelos evolutivos de tradição europeia. Assim, para Luhmann, a evolução não ocorre como propôs Darwin, como querem as teorias biológicas, ou segundo o modelo marxista de lutas de classes.
Para Luhmann, a evolução se dá por meio do surgimento de comunicações inesperadas, pois, para ele, como a sociedade tem como unidade elementar a comunicação (sendo por meio dela que a sociedade se diferencia dos demais sistemas), ela evolui com o surgimento de comunicações inovadoras. Nessa evolução é necessário haver três etapas: variação, seleção e restabilização/retenção, sendo que o processo evolutivo “termina” quando a variação (comunicação inovadora) sofre pressão seletiva criando estruturas capazes de lhe reproduzirem, sendo que tais estruturam, tendo consistência sistêmica, são inseridas no sistema, ou seja, há restabilização. Esta, por sua vez, por aumentar as possibilidades/alternativas, torna a sociedade mais complexa, o que faz surgirem novas variações. Esse processo torna, segundo Luhmann, a sociedade complexa e diferenciada funcionalmente operando como sistema autopoiético, ou seja, sendo capaz, de por meio de seus próprios elementos e estruturas, retroalimentar-se.
Analisando os subsistemas sociais, ele vai constatar que apenas nas sociedades modernas há diferenciação funcional neles, sendo que cada um deles possui um código binário/de preferencia/referência. Assim é que, distinguindo política e direito, ele sinaliza para que é nessa diferenciação onde está assentado o Estado de Direito Democrático. Este funcionando como um espaço de entrecruzamento horizontal entre política e direito, entrecruzamento que se dá por meio da Constituição (no sentido moderno, ou seja, pós-revoluções do sec. XVIII), ou seja, esta, para ele, funciona como acoplamento estrutural entre

Relacionados