Relatório da Supernany behaviorismo

345 palavras 2 páginas
Analise de comportamento

Referente ao vídeo da SuperNanny - 09/03/2013 – Resumo Técnico
De acordo com vídeo apresentado, Renata a mãe de Bianca tem um comportamento agressivo com sua filha de apenas cinco anos, resultando na preferência da criança pelo pai. Depois que o casal teve outra filha de um ano e quatro meses, Bianca adquiriu comportamentos inadequados para sua idade como o de voltar a usar fraldas, chupeta e mamadeira.
Bianca tem dificuldades para ir ao banheiro, e a mãe não tem paciência nenhuma resultando em reforços sempre coercivos sem efeito. Quando a Cris Poli (SuperNanny) chega ela faz um reforço social conversando com a família expondo as contingências que interferem no comportamento da Bianca ressaltando também toda agressividade e tumulto naquele ambiente que não colaboram em nada. Outro ponto importante para que se inicie uma mudança foi a técnica usada na troca de papéis com a mãe, um psicodrama para que ela se sensibilizasse com a situação que a família estava passando.
Cris Poli observa e utiliza o reforço positivo. Ela muda o banheiro da menina decorando-o com personagens como o “trono das princesas”, surgindo um estimulo para Bianca ir ao banheiro, além disso, reforça positivamente com um brinquedo que cada vez que ela for ao banheiro ganhará uma pecinha e quando completar todas ganhará um presente, utiliza reforços positivos para retirada da mamadeira e chupeta.
Para melhorar reforça os comportamentos e habilidades sociais da família, Cris Poli indica horários para as atividades como brincar e corrigir horários de refeições, coloca na casa um relógio que toca a cada uma hora um som de um pássaro diferente, cada vez que ele toca, a família para de fazer o que está fazendo, e se abraça. Neste ato as crianças têm atenção e carinho dos pais, ao contrario do que ocorria antes, quando a mãe só gritava, e o pai se esquivava da situação usando técnicas de condicionamento operante.

Relacionados