Relatório da obra Deus conosco de Zhilinky

555 palavras 3 páginas
1 - VISÕES NA COLEÇÃO DE LUDWIG.
Obra: Deus Conosco (1991)
Autor: Zhilinsky, Dmitry.

A obra de Zhilinsky nos revela algo bem familiar, o Cristianismo. Pintura em óleo sobre tela apresenta cores marcantes. Destacando-se o vermelho como algo desesperador, agonizante, termino. O azul em cenas de conciliação, diálogos. E o branco, que chama muita atenção pelo fato da figura do Cristo estar nessa cor. O mesmo branco aparece em cenas onde caracterizam mortes; o anjo, as flores, Cristo crucificado, enterro de Jesus. Segundo o catalogo do evento, a brancura “simbolizam a inocência e a ressurreição, e exprimem a esperança que se reflete no titulo da obra”. O quadro chamou- me atenção por alguns motivos que não vemos expressados em obras similares da vida de Jesus. O cristo crucificado de costas, dando a entender que o foco não é o “semideus” e sim o contexto do desespero de todos, ali presentes, por sua morte. No quadro aparece outro quadro, que aparentemente, não possui relação nenhuma relação com as demais informações na pintura. No catalogo informativo do evento, diz que o quadro que aparece ao pé da cruz é “uma copia em miniatura de uma pintura de 1937, que traça um paralelo de Jesus e seu pai”. Observando o quadro, nota-se que o objetivo do artista não é o “Cristianismo, mas os fatos de ocorreram a Jesus: perseguição, tortura, morte”. Símbolos de uma política de ditadura burguesa fascista.

O filme nos mostra as pretensões de Hitler e seus colaboradores, mostrando através das obras o tamanho da sua megalomania. E como os nazistas tinha a ideia de embelezamento mundial, mesmo que tivesse que destruir o planeta para isso.
No documentário destaca a importância da arte na propaganda, e ela no desenvolvimento crescente do nazismo em toda Alemanha. Nos é apresentado como a mídia pode ser uma poderosa ferramenta de persuasão quando bem aplicada. Hitler soube usar seus conhecimentos e a tecnologia de maneira bem convincente. Foi através da mídia que

Relacionados